- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Moro desiste de candidatura à Presidência
Ex-ministro foi apresentado como pré-candidato presidencial, mas enfrentou resistências no Podemos
Modo escuro
Sério Moro (Gustavo Minas/Bloomberg/Getty Images)
Publicado em 31 de março de 2022 às, 16h06.
Última atualização em 31 de março de 2022 às, 16h39.
O ex-juiz Sergio Moro deixou o Podemos, partido ao qual havia ingressado em novembro de 2021, e resolveu se filiar ao União Brasil nesta quinta-feira, 31. Nesta tarde, Moro anunciou que desistiu de ser candidato à Presidência da República.
"Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor", disse Moro, em nota oficial. Segundo ele, a troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos.
O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro assinou a filiação ao União Brasil nesta quinta, em um hotel de São Paulo. Ele ainda não anunciou a que cargo pretende concorrer pelo partido. O mais provável é que tente uma vaga na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.
Moro confirmou a decisão em post no Instagram. Veja abaixo a íntegra:
O deputado Alexandre Leite, secretário-executivo do União em São Paulo, disse que Moro concorrerá a uma cadeira de deputado federal. "Moro vem para o União com a expectativa de ser um dos deputados mais votados da história", disse Leite, em nota.
Moro se encontrou com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, na segunda-feira, 28. Os dois conversaram sobre a possibilidade de união da terceira via para fazer frente às candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O União Brasil foi criado em outubro de 2021, a partir da fusão do DEM do PSL.
Durante os quatro meses em que esteve no Podemos, Moro não conseguiu deslanchar nas pesquisas. A pesquisa EXAME/IDEIA mais recente, divulgada em 24 de março, mostra o ex-juiz com 9% das intenções de voto para presidente.
A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.