Brasil

Moradores deixam Rocinha por risco de deslizamento

De acordo com a prefeitura, nos últimos quatro dias o índice pluviométrico acumulado é de 200 mm

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2012 às 16h51.

São Paulo - Cerca de 900 moradores da Rocinha, na zona sul do Rio, deixaram suas caras e foram levados para abrigos por causa do risco de deslizamento de terra na comunidade. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, o sistema de alarme foi acionado na região por volta das 14h15.

O motivo para o alerta preventivo é o excesso de chuva. De acordo com a prefeitura, nos últimos quatro dias o índice pluviométrico acumulado é de 200 mm. Esse índice é mais do que o dobro esperado para o mês de junho na região da Rocinha.

Cerca de 130 agentes comunitários orientaram os moradores que vivem em área de risco no deslocamento para pontos de apoio (igrejas, escolas e outros prédios públicos) na Rocinha. Antes de as sirenes serem acionadas, os líderes da comunidade avisaram alguns moradores sobre a evacuação, após alerta recebido por mensagem de texto.

Esta foi a segunda vez que o sistema de sirenes, instalados em 102 comunidades, foi acionado neste ano. A Defesa Civil ainda avalia quando os moradores poderão voltar para suas casas.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDeslizamentosMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho