Brasil

Ministro volta a defender recursos da CPMF para a Saúde

A proposta do governo é de que, uma vez aprovada uma nova contribuição, os recursos sejam destinados para a Previdência Social


	Marcelo Castro: A proposta do governo é de que, uma vez aprovada uma nova contribuição, os recursos sejam destinados para a Previdência Social
 (Wilson Dias/ Agência Brasil)

Marcelo Castro: A proposta do governo é de que, uma vez aprovada uma nova contribuição, os recursos sejam destinados para a Previdência Social (Wilson Dias/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 14h10.

Brasília - O ministro da Saúde, Marcelo Castro, defendeu que a pasta que assumiu há 15 dias não seja alvo de cortes no Orçamento do próximo ano.

Alertando sobre as dificuldades para o financiamento do setor, voltou a defender que parte dos recursos recolhidos com a eventual volta da CPMF seja destinada à Saúde.

"Não nos interessa que se chame CPMF ou outro nome. O que nos interessa é a compreensão de que há um subfinanciamento na Saúde do Brasil e que precisamos de mais recursos. Essa é uma luta que o Ministério tem obrigação de empreender para melhorar o nível de saúde da população", disse. 

A proposta do governo é de que, uma vez aprovada uma nova contribuição, os recursos sejam destinados para a Previdência Social.

Desde que foi indicado para o cargo, Castro reivindica, no entanto, que uma fatia desse valor seja usada para cobrir gastos de saúde tanto no Ministério quanto nos Estados e municípios.

Castro afirmou estar negociando com Congresso pela aprovação da CPMF, ao lado de governadores e prefeitos.

Questionado sobre os recursos para sua pasta, afirmou: "Não estamos vivendo num momento apropriado para uma luta exitosa para se conseguir mais recursos, dada a dificuldade e os cortes que estão ocorrendo em todas as áreas. Se a gente conseguisse manter o Ministério sem cortes já seria ótimo."

O ministro disse ainda que, para este ano, embora as dificuldades sejam grandes, está tudo equacionado.

Acompanhe tudo sobre:CPMFImpostosMinistério da SaúdePrevidência SocialSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus