Ministro Marcos Pontes é internado em hospital e tem alta no mesmo dia
A informação foi confirmada pelo deputado Rodrigo Agostinho, presidente da Comissão de Meio Ambiente, onde ministro faria participação nesta manhã
Clara Cerioni
Publicado em 12 de setembro de 2019 às 11h13.
Última atualização em 12 de setembro de 2019 às 17h12.
São Paulo — O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes , foi internado de manhã desta quinta-feira (12) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília
Em nota, o hospital afirmou que o ministro deu entrada com quadro de náusea, tontura e vômitos. Ele teve alta na mesma tarde.
A internação foi exposta inicialmente pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente, da qual oministro iria participar.
A razão para sua participação era esclarecersobre a exoneração de Ricardo Galvão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em agosto, após embates sobre a divulgação de dados do desmatamento. O órgão é subordinado à pasta de Pontes.
O secretário-executivo do ministério, Júlio Semeghini, foi à Câmara dos Deputados representar o ministro. Pontes de 56 anos, foi o primeiro (e único) astronauta brasileiro a viajar ao espaço. Foi em 2006, a bordo de um foguete russo.
No governo, o ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que sua pasta não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.
A situação até o fim do ano, porém, ainda não está resolvida. Faltam ainda R$ 250 milhões até dezembro para garantir os repasses aos bolsistas. O pedido do ministro é que o dinheiro seja obtido junto do fundo abastecido com recursos recuperados pela Operação Lava Jato, mas ainda não há definição.
(Com Estadão Conteúdo)