Brasil

Ministro da Agricultura é um dos maiores produtores de soja

Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, Maggi é natural de Torres (RS) e tem 59 anos


	Senador Blairo Maggi: em 2005, Maggi recebeu o antiprêmio Motosserra de Ouro, para personalidades que ajudam no desmatamento
 (Moreira Mariz/Agência Senado)

Senador Blairo Maggi: em 2005, Maggi recebeu o antiprêmio Motosserra de Ouro, para personalidades que ajudam no desmatamento (Moreira Mariz/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2016 às 17h52.

O novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, é conhecido por ser um dos maiores produtores e exportadores de soja do país. Filiado ao PR desde 2007, Maggi deixou ontem (11) a legenda para ingressar no PP.

O primeiro mandato de Maggi foi em 1994, como primeiro suplente do senador Jonas Pinheiro (PFL/MT). Foi eleito governador do Mato Grosso em 2002 e reeleito em 2006. Em 2011, elegeu-se senador pelo estado do Mato Grosso.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, Maggi é natural de Torres (RS) e tem 59 anos. Em 1973, fundou a empresa Sementes Maggi, que hoje transforou-se no Grupo Amaggi, com atividades que incluem, além da produção de soja e sementes, operações portuárias, transporte fluvial e geração de energia elétrica.

Em 2013, Maggi foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, o que causou a revolta de movimentos ligados ao setor.

Em 2005, quando era governador de Mato Grosso, Maggi recebeu o antiprêmio Motosserra de Ouro, criado pelo Greenpeace para personalidades que contribuem para o desmatamento da Amazônia.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento do inquérito contra Blairo Maggi relacionado à Operação Ararath, da Polícia Federal. Maggi era investigado por suspeita de lavagem de dinheiro no governo de Mato Grosso.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesMinistério da Agricultura e PecuáriaSoja

Mais de Brasil

Qual o valor da multa por dirigir embriagado?

PF convoca Mauro Cid a prestar novo depoimento na terça-feira

Justiça argentina ordena prisão de 61 brasileiros investigados por atos de 8 de janeiro

Ajuste fiscal não será 'serra elétrica' em gastos, diz Padilha