Brasil

Ministra Rosa Weber assume presidência do STF

Rosa Weber é a terceira mulher a ocupar o cargo na história da Corte

A presidente, que também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ficará no comando do Supremo por um ano (Adriano Machado/Reuters)

A presidente, que também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ficará no comando do Supremo por um ano (Adriano Machado/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 12 de setembro de 2022 às 18h11.

A ministra Rosa Weber tomou posse hoje (12) na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Rosa é a terceira mulher a ocupar o cargo na história da Corte e sucederá o ministro Luiz Fux, que completou mandato de dois anos.

A presidente, que também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ficará no comando do Supremo por um ano. Em outubro de 2023, quando completará 75 anos, a ministra deverá se aposentar compulsoriamente. O vice-presidente será o ministro Luís Roberto Barroso.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades dos Três Poderes.

Perfil

Rosa Weber nasceu em Porto Alegre e se formou em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou na magistratura trabalhista antes de chegar ao STF, em 2011, quando foi nomeada pela ex-presidente Dilma Rousseff. Foi juíza do trabalho, passou pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Após tomar posse no Supremo, a ministra também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2018 e 2020.

LEIA TAMBÉM:

Ministra Rosa Weber é eleita presidente do STF

Presidenciáveis não confirmam presença em posse de Rosa Weber no STF

Acompanhe tudo sobre:Rosa WeberSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Vereadores de São Paulo aprovam aumento de 37% no próprio salário para 2025

Fux proíbe uso de benefícios sociais para pagar Bets

Senado deve votar nesta quarta projeto que prevê novas regras para emendas parlamentares