Brasil

Ministério prorroga permanência da Força Nacional no RN

Tropas da Força Nacional vão permanecer no estado por mais 60 dias, a pedido do governo

Força Nacional: soldados estão fazendo policiamento ostensivo junto com a PM desde setembro do ano passado (Antônio Cruz/ABr)

Força Nacional: soldados estão fazendo policiamento ostensivo junto com a PM desde setembro do ano passado (Antônio Cruz/ABr)

AB

Agência Brasil

Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 13h21.

A pedido do governo do Rio Grande do Norte, o Ministério da Justiça e Cidadania autorizou a prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública por mais 60 dias.

Presente no estado desde o começo de setembro de 2016, a tropa especial vêm atuando junto com a Polícia Militar em ações de policiamento ostensivo.

A prorrogação foi solicitada pelo governador Robinson Faria, em ofício enviado ao Ministério da Justiça, em outubro de 2016. Segundo o governador potiguar, as equipes ainda são necessárias para preservar a ordem e garantir a segurança pública.

Segundo portaria publicada hoje (9), no Diário Oficial da União, o número de profissionais obedecerá ao planejamento definido pelas autoridades estaduais.

A presença da Força Nacional no estado foi solicitada pelo governador Robinson Faria, em agosto de 2016, e autorizada pelo ministério em setembro do mesmo ano.

O pedido estadual foi motivado pelo agravamento da situação da segurança pública. Em março de 2015, o governo potiguar decretou estado de calamidade pública no sistema penitenciário.

Em julho de 2016, grupos criminosos passaram a organizar uma série de ataques à ônibus e prédios públicos.

Esta semana, as rebeliões, brigas e assassinatos de pelo menos 95 presos em Manaus (AM) e Boa Vista (RR) colocou em alerta autoridades federais e estaduais que temiam que as ações organizadas por facções criminosas dentro de presídios se alastrassem para outras unidades da federação.

O ministro Alexandre de Moraes e secretários estaduais de segurança pública vão se reunir em Brasília, no próximo dia 17, para discutir medidas para enfrentar a violência.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do NorteMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói