Brasil

Ministério da Gestão oferece programa para informatizar rotinas administrativas de Estados

Para obter as ferramentas e soluções, Estados e Distrito Federal poderão assinar acordo de adesão ao programa com o Ministério da Gestão

O programa será coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Leandro Fonseca/Exame)

O programa será coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Leandro Fonseca/Exame)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de março de 2024 às 11h52.

O governo federal instituiu por decreto o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que pretende promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O programa será coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Dentre as diretrizes, o ProPEN buscará incentivar o uso do meio eletrônico para a autuação, a tramitação e a gestão de processos e promover a simplificação das rotinas administrativas pelos entes federados.

Novos acordos

Para obter as ferramentas e soluções, Estados e Distrito Federal poderão assinar acordo de adesão ao programa com o Ministério da Gestão. O acordo de adesão será firmado pelos governadores dos Estados e do Distrito Federal.

"O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disponibilizará aos Estados as soluções informatizadas do ProPEN para utilização e distribuição aos municípios de sua área territorial", diz o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Excepcionalmente, o governo federal poderá oferecer soluções informatizadas do ProPEN diretamente aos municípios e aos consórcios públicos intermunicipais, "consideradas a conveniência, a oportunidade e a capacidade de atendimento ao objetivo do programa". Para isso, o prefeito ou a autoridade máxima do consórcio público intermunicipal firmará acordo de adesão com o a pasta da Gestão.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Tribunal derruba liminar que suspendia leilões de concessão de escolas em SP

PEC da Segurança Pública prevê mudanças na atuação da Polícia Federal; entenda

Caso Marielle: Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz são condenados

Passagem por R$ 656: companhia aérea lança rota baixo custo entre Brasil e Uruguai