Brasil

Ministério da Cultura apoia índios em polêmica do Maracanã

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura, recomendou às autoridades estaduais o tombamento do imóvel


	Marta Suplicy: "esperamos que prevaleçam o interesse na preservação do patrimônio material e imaterial e a sensibilidade do governo do estado", afirmou
 (José Cruz/ABr)

Marta Suplicy: "esperamos que prevaleçam o interesse na preservação do patrimônio material e imaterial e a sensibilidade do governo do estado", afirmou (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 19h18.

Rio de Janeiro - A ministra da Cultura, Marta Suplicy, se reuniu nesta quarta-feira com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e se posicionou a favor dos manifestantes que tomaram o edifício que abrigou até 1978 o Museu do Índio para impedir que o local seja demolido.

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura, recomendou às autoridades estaduais o tombamento do imóvel, que pode ser derrubado em meio às obras visando a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo de 2014.

"O Brasil é um país que respeita e valoriza a diversidade. Cada vez mais isto é reconhecido no mundo. Esperamos que prevaleçam o interesse na preservação do patrimônio material e imaterial e a sensibilidade do governo do estado", afirmou a ministra, segundo nota publicada no site do MinC.

Um grupo de índios de várias tribos vive desde 2006 no edifício, que em ruínas, e propôs transformá-lo na sede de uma futura universidade de cultura indígena. O local sediou o museu de 1910 a 1978 e foi abandonado depois que a instituição se mudou para o bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Por causa da polêmica, dezenas de índios se uniram à ocupação do imóvel e recolheram 10 mil assinaturas para solicitar às autoridades a não demolição.

A Polícia chegou a ser acionada para despejar os ocupantes do edifício como passo prévio à demolição, mas duas medidas cautelares, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública, impediram a medida.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasMarta SuplicyMinistério da CulturaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado

Onde e como pagar multa eleitoral?

Lula comunica demissão de Pimenta, e Sidônio assume comunicação do governo nos próximos dias