Brasil

MinC aproveita Flip para investir na tradução de obras nacionais

O Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições foi apresentado pela ministra Ana de Hollanda, durante a abertura da Festa Literária Internacional de Paraty

A nona edição da Flip será dedicada a Oswald de Andrade, homenageado nesta quarta-feira na conferência inaugural (Monica Campi/Flickr)

A nona edição da Flip será dedicada a Oswald de Andrade, homenageado nesta quarta-feira na conferência inaugural (Monica Campi/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 00h34.

Rio - O Ministério da Cultura anunciou nesta quarta-feira que investirá US$ 7,7 milhões nos próximos dez anos para incentivar a tradução de publicações nacionais a outros idiomas.

O Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições foi apresentado pela ministra Ana de Hollanda, durante a abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

A iniciativa, da qual também participa a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), destinará inicialmente US$ 2 milhões para a tradução de 250 obras visando a Feira do Livro de Frankfurt de 2013, que nesse ano homenageará a literatura brasileira.

"O Brasil vive um momento muito especial, com a presença e a imagem altamente positivas no exterior e queremos aproveitar esse momento (...) para que o mercado brasileiro possa ampliar sua presença no exterior", disse o presidente da FBN, Galeno Amorim à "Agência Brasil".

A nona edição da Flip será dedicada a Oswald de Andrade, homenageado nesta quarta-feira na conferência inaugural ministrada pelo professor de literatura e compositor José Miguel Wisnik e pelo crítico e ensaísta Antonio Cândido. O primeiro dia da Flip será encerrado por um show de Elza Soares e Celso Sim.

"Sou 30 anos mais jovem que Oswald, mas acho que é uma espécie de obrigação contar como minha geração via aquela personalidade vulcânica que o caracterizava", disse Cândido a jornalistas.

Até o próximo domingo, os amantes da literatura desfrutarão discussões literárias com 30 autores brasileiros e internacionais nas tendas armadas às margens da baía de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:EntretenimentoGovernoLivrosServiços

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso