Brasil

Metroviários fazem greve em cinco cidades

Sindicato marcou uma assembleia para discutir a proposta de reajuste salarial do Metrô para o ano de 2012

Sindicalistas afirmam que são poucas as chances de a reunião terminar com o início de uma greve (Sergio Berenovsky/Dedoc)

Sindicalistas afirmam que são poucas as chances de a reunião terminar com o início de uma greve (Sergio Berenovsky/Dedoc)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2012 às 19h34.

São Paulo - O Sindicato dos Metroviários marcou para hoje à tarde uma assembleia para discutir a proposta de reajuste salarial do Metrô para o ano de 2012. Embora tenha classificado a assembleia como "decisiva" em nota à imprensa, o sindicato afirma que são poucas as chances de a reunião terminar com o início de uma greve.

Segundo o sindicato, hoje de manhã haverá uma reunião entre sindicalistas e representantes do Metrô para discutir os porcentuais de reajuste. "As principais reivindicações dos metroviários são reajuste salarial de 5,13%, aumento real de 14,99%, reajuste de 23,44% para o vale-refeição e vale-alimentação no valor de R$ 280,45 (hoje, é de R$ 150)", diz o sindicato, em nota.

A reunião em São Paulo ocorre em meio a tensões entre metroviários e governos em cinco capitais (Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Natal e Recife). Ontem, essas cinco cidades enfrentaram paralisações de operações porque o governo federal decidiu não dar reajuste salarial neste ano para os funcionários da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). A CBTU afirma que repassa as verbas que o governo libera para as categorias.

A greve dos metroviários continua por tempo indeterminado. Os sindicatos afirmaram que assembleias acontecem todos os dias para avaliar a gravidade das paralisações. O sindicato dos metroviários de Minas Gerais destaca que "o movimento pode ser suspendido a qualquer momento, assim que o governo tiver a seriedade de apresentar o reajuste". As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasGrevesMetrô de São Paulomobilidade-urbanaReajustes salariaisSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp

Acesso à coleta de esgoto cresce e chega a 69,9% dos domicílios em 2023, diz IBGE

Proporção de pessoas que moram sozinhas sobe de 12% a 18% em uma década, diz IBGE

Quase metade das residências no país tem carro, e acesso a motos cresce, diz IBGE