Brasil

Após furto no Rio, matemático do Irã receberá outra medalha Fields

A medalha será entregue em uma nova cerimônia de premiação, em horário, data e local a serem definidos

Caucher Birkar: matemático iraniano teve sua medalha Fields furtada logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Caucher Birkar: matemático iraniano teve sua medalha Fields furtada logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 11h47.

Última atualização em 3 de agosto de 2018 às 12h02.

O matemático iraniano Caucher Birkar receberá uma nova medalha Fields, depois que a original, recebida na última quarta-feira (1º), desapareceu logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

A Polícia Civil trata o caso como furto e já identificou dois suspeitos de terem levado a medalha, que custa R$ 15 mil. A nova medalha será entregue em uma nova cerimônia de premiação, em horário, data e local a serem definidos.

A medalha Fields é considerada o Prêmio Nobel da Matemática, entregue de quatro em quatro anos a quatro cientistas de até 40 anos que se destacaram nessa área do conhecimento.

De etnia curda, Birkar nasceu no Irã e se mudou para a Inglaterra em 2000, onde pediu asilo político. Ele atua como pesquisador da Universidade de Cambridge.

Acompanhe tudo sobre:MatemáticaRio de JaneiroRoubos

Mais de Brasil

Quem é Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes