Brasil

Massa de ar polar que chega ao país neste fim de semana irá derrubar temperaturas no Sul e Sudeste

Frente fria será formada na Região Sul a partir de sábado e se expandir durante o domingo para o resto do Brasil

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de junho de 2024 às 18h15.

Última atualização em 28 de junho de 2024 às 18h22.

Tudo sobreMudanças climáticas
Saiba mais

O calor registrado nos últimos dias na maior parte do Brasil deve dar lugar a uma frente fria a partir deste final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as temperaturas chegam a 15°C em São Paulo e 23°C no Rio de Janeiro neste sábado. No domingo, os termômetros atingem mínimas de 13°C e 19°C nas capitais paulista e fluminense, respectivamente.

Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, uma massa de ar polar que se originou na Antártica e já passou por Argentina e Uruguai está se direcionando ao Brasil. Isso vai proporcionar a formação de uma frente fria na Região Sul a partir de sábado e que também deve atingir parte do Sudeste, ocasionando a queda de temperaturas.

"Depois [...], [a frente fria] se expande porque ela vai se movimentando e, quando chega no domingo, vai atingir o Centro-Sul do país e pegando também partes da Região Norte", disse Ramos ao O Globo.

Em Porto Alegre, no domingo, a mínima chega a 2°C, enquanto a máxima é de apenas 13°C. Geadas também deve atingir o estado neste fim de semana, assim como parte de Santa Catarina, como alerta o Inmet.

No Norte, a frente fria formada no Sul deve resultar em um fenômeno chamado friagem no Centro-Oeste e Sudeste. A friagem constitui na queda brusca das temperaturas em ambas as regiões. De acordo com Ramos, isto deve trazer alívio às queimadas que vêm atingindo o Pantanal.

Ela explica ainda que a expansão desta massa de ar polar será tão intensa que poderá ser sentida na porção sul da Bahia e proporcionar o declínio de temperaturas.

"Essa é a primeira massa de ar polar do inverno. O inverno começou agora, no dia 20 de junho, e já é a primeira que vai proporcionar esse queda [de temperatura]", afirma.

Acompanhe tudo sobre:FrioClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado