Brasil

"Trio 'Lula, Dilma e Marta' impulsionará campanha de Haddad"

A senadora Marta Suplicy acredita que a candidatura petista à prefeitura de São Paulo será impulsionada por sua participação

Marta: "Preciso ser muito cuidadosa, porque senão corro o risco de acordar num palanque de mãos dadas com Kassab" (Wilson Dias/ABr)

Marta: "Preciso ser muito cuidadosa, porque senão corro o risco de acordar num palanque de mãos dadas com Kassab" (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 19h01.

Brasília - A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que assumirá a pasta da Cultura na quinta-feira, acredita que a candidatura petista à prefeitura de São Paulo será impulsionada por sua participação, aliada ao apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.

Marta desejava concorrer à prefeitura em outubro, mas um movimento liderado pelo próprio Lula evitou a realização de prévias e resultou na escolha de Fernando Haddad, ex-ministro da Educação, para encabeçar a chapa petista.

A senadora admitiu ter ficado "triste" ao ser preterida em relação a Haddad, mas afirmou ter deixado claro que entraria na campanha quando sentisse que deveria.

"Eu sempre falei, na hora que eu achar que eu devo, eu vou entrar", disse a jornalistas, com a expectativa que o trio formado por Lula, Dilma e a própria senadora possa angariar votos para o candidato petista.

"Quando juntar o trio, aí vai fazer uma diferença", disse. "O Lula é um Deus, a Dilma é a presidente bem avaliada e eu sou a pessoa que fez", disse Marta.

A petista foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004 e candidata à reeleição em 2004, mas perdeu para José Serra (PSDB-SP). Em 2008, voltou a disputar o cargo, quando foi derrotada pelo atual prefeito Gilberto Kassab (PSD).


Na terça-feira, logo após o anúncio de seu nome para assumir a pasta da Cultura, Marta negou que a escolha tivesse alguma relação com seu envolvimento recente na campanha de Haddad.

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, o candidato petista está em terceiro lugar na disputa pelo comando da capital paulista, em empate técnico com o segundo colocado José Serra (PSDB) e 15 pontos atrás de Celso Russomanno, que lidera.

Marta tomará posse como ministra na quinta-feira pela manhã, no lugar de Ana de Hollanda, que deixa o ministério sob críticas de setores do meio artístico.

A nova ministra disse estar "animada" com o "desafio" e acredita enfrentar menos resistência por não ser vinculada a nenhum grupo específico da área.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Fernando HaddadMarta SuplicyPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’