Brasil

Marta e Fernando Haddad mal se falam em evento

Na última semana de março, Marta alfinetou Haddad e disse que ele deveria "gastar sola de sapato" para conquistar eleitorado

Na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, Marta anunciou, pela primeira vez, apoio a Haddad  (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

Na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, Marta anunciou, pela primeira vez, apoio a Haddad (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 15h03.

São Bernardo do Campo - Mesmo que a senadora Marta Suplicy e o ex-ministro da Educação e pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, tenham adotado um tom amistoso em evento na manhã deste sábado, eles mal se falaram e não ficaram lado a lado no palanque durante a inauguração do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) de São Bernardo do Campo. Na maior parte do tempo, Marta ficou de costas para o ex-ministro.

Na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, Marta anunciou, pela primeira vez, apoio a Haddad e disse que estaria ao lado do ex-ministro no pleito municipal deste ano. "Você agora tem uma grande responsabilidade: eu e Lula vamos estar ao seu lado. O programa petista tem de voltar (a São Paulo), não podemos aceitar mais tanta mediocridade", disse a senadora, referindo-se à gestão Gilberto Kassab na prefeitura.

Haddad, por sua vez, elogiou a senadora. "A Marta foi quem idealizou esse conceito educacional e comprou briga para oferecer a mesma educação para todos os brasileiros", disse o ex-ministro.

Na última semana de março, Marta alfinetou Haddad e disse que ele deveria "gastar sola de sapato" para conquistar eleitorado. No ano passado, Marta chegou a trabalhar pela indicação do PT para concorrer à Prefeitura de São Paulo, mas desistiu a pedido de Lula. Desde então, a pressão do partido tem sido para que Marta apoie Haddad, após ela ter demonstrado claramente a sua indignação e mágoa por ter sido excluída da disputa.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou do evento em São Bernardo, o primeiro desde o desaparecimento do câncer na laringe. Lula falou durante poucos minutos e anunciou que dentro de 15 dias estará preparado para ajudar a eleger os candidatos do PT nas eleições municipais deste ano, citando o ex-ministro da Educação e pré-candidato do PT à prefeitura da capital paulista, Fernando Haddad.

O evento, que reuniu Lula, Haddad e Marta, foi a inauguração do primeiro CEU em São Bernardo do Campo, que levará o nome da mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia, Regina Rocco Casa. Marca da gestão de Marta Suplicy em São Paulo (2001-2004), o primeiro CEU da cidade governada pelo PT atenderá 5,2 mil alunos na Vila São Pedro.

O clima no local era de campanha, com grande presença da população e da militância petista.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no Brasilcidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalEleiçõesFernando HaddadPrefeitosMarta SuplicyEleições 2012

Mais de Brasil

Senado vota hoje projeto que aumenta tributos sobre bets e fintechs

Haddad tem destino incerto e deve deixar governo após vencer brigas internas

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria