Brasil

Marina vai ao TSE por dificuldade de validar assinaturas

Segundo Marina, os cartórios estão rejeitando assinaturas ao novo partido de jovens que não votaram em eleições anteriores e também de idosos, pelo mesmo motivo


	Marina Silva: política agora vai esperar qual encaminhamento a Justiça Eleitoral dará ao assunto. Para criar o partido, são necessárias 496 mil assinaturas certificadas
 (REUTERS/Nacho Doce)

Marina Silva: política agora vai esperar qual encaminhamento a Justiça Eleitoral dará ao assunto. Para criar o partido, são necessárias 496 mil assinaturas certificadas (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 15h31.

Brasília - A ex-senadora Marina Silva reuniu-se nesta quarta-feira, 14, com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, com a qual conversou sobre as dificuldades que o Rede Sustentabilidade está tendo nos cartórios regionais.

Segundo Marina, os cartórios estão rejeitando assinaturas ao novo partido de jovens que não votaram em eleições anteriores e também de idosos, pelo mesmo motivo.

A ex-senadora ainda destacou para Cármen Lúcia que há uma grande disparidade entre os cartórios nessa questão.

Em São Paulo e no Distrito Federal, por exemplo, o índice de rejeição das assinaturas da legenda é de cerca de 30%, muito maior do que na maioria dos Estados. No Rio, a não validação de assinaturas do partido chega a 15%.

Carmem Lúcia telefonou para a corregedora do TSE e pediu a ela que receba Marina para tratar do assunto. Depois dessa conversa, o TSE vai avaliar se há necessidade de passar alguma orientação aos cartórios.

Marina agora vai esperar qual encaminhamento a Justiça Eleitoral dará ao assunto. Para criar o partido, são necessárias 496 mil assinaturas certificadas.

Até hoje, há 215 mil assinaturas aceitas. Segundo Marina, o Rede enviou 620 mil assinaturas aos cartórios, coletadas pelo próprio partido.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilCelebridadesPolíticaEleiçõesMarina Silva

Mais de Brasil

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Primeiro dia oficial de pré-carnaval em SP tem alerta de temporal

Indefinição de 2º nome e dobradinha Haddad/Marina preocupam direita em SP