Brasil

Mantega acha que medidas encarecem crédito

Ministro considera que nível de crédito no país já reestabeleceu o patamar anterior a crise

Guido Mantega considera que é oportuno aumentar o custo do crédito neste momento (Lailson Santos/EXAME.com)

Guido Mantega considera que é oportuno aumentar o custo do crédito neste momento (Lailson Santos/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2010 às 12h00.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou hoje que as medidas anunciadas pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) são corretas e importantes para tirar um pouco de liquidez do crédito, que já estaria em um patamar satisfatório.

O ministro também destacou a importância das medidas prudenciais que exigem maior garantia por parte dos bancos em operações de maior risco. "As medidas vão encarecer um pouco o crédito, mas, no momento, isso é oportuno", disse.

Segundo ele, as determinações de hoje estão em linha com as medidas de regulação que vêm sendo adotadas pelo G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e no Acordo Basileia 3. De acordo com o ministro, o nível de crédito no País não é preocupante e já teria restabelecido seu patamar pré-crise.

No entanto, as autoridades monetárias estão atentas a qualquer mudança na conjuntura. "O setor privado está aumentando o crédito com força e temos que evitar exageros", concluiu Mantega.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMercado financeiroBanco CentralCréditoGuido Mantega

Mais de Brasil

Médicos estimam que Bolsonaro voltará à prisão em 1º de janeiro

Helicóptero da Band faz pouso forçado em São Paulo; veja vídeo

Tarifa do metrô e dos trens em SP sobe em 2026; veja detalhes

Senado começará 2026 com o Supremo no centro da pauta