Praia da Tartaruga: técnicos da secretaria acreditam que a contaminaçãoo pode ter sido causada por produtos químicos usados para limpeza dos banheiros de transatlânticos (Fulviusbsas/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 15h26.
Rio de Janeiro - A prefeitura de Armação dos Búzio interditou a Praia da Tartaruga, uma das mais frequentadas do município, devido ao surgimento de uma mancha, de origem ainda desconhecida, que contaminou de ontem (20) para hoje (20) dezenas de banhistas.
O problema começou ontem, quando cerca de 60 banhistas sentiram enjoo, ardência nos olhos e queimação nas vias respiratórias, depois de entrar na água, e tiveram de ser levados para hospitais da região.
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria do Meio Ambiente do município estiveram no local hoje de manhã colhendo material para análise, mas o resultado só deve sair na próxima quarta-feira (26) .
Embora ainda se desconheça a origem do problema, técnicos da secretaria acreditam que a contaminaçãoo pode ter sido causada por produtos químicos usados para limpeza dos banheiros de um dos muitos transatlânticos que frequentam o balneário nesta época do ano.
Segundo a prefeitura, a maioria dos banhistas que precisaram de acompanhamento médico já foi liberada.
Somente alguns ficaram em observação no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé e em hospitais de Cabo Frio.
Ao afastar a possibilidade de que a contaminação tenha sido decorrente de esgotos despejados na praia, o vice-prefeito de Búzios, Carlos Alberto Muniz, que acumula a Secretaria do Meio Ambiente, admitiu como probabilidade maior que a contaminação seja mesmo consequência de produtos químicos oriundos da limpeza de transatlânticos que tenham passado pelo balneário.
O prefeito André Granado está despachando da Secretaria Municipal de Saúde.
Búzios é um dos mais conhecidos e frequentados balneários da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro,