Brasil

Malásia e Indonésia se abrem para algumas carnes brasileiras

Governo está com estratégia de ampliar vendas para mercados asiáticos

Japão vem ao Brasil inspecionar carnes para possivelmente abrir o mercado (Emmanuel Dunand/AFP)

Japão vem ao Brasil inspecionar carnes para possivelmente abrir o mercado (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 15h33.

Brasília - A Malásia autorizou a abertura do mercado para carnes bovina e de peru brasileiras. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que divulgou a informação hoje (19), a liberação foi anunciada pelas autoridades malaias no final da semana passada. Inicialmente, apenas dois frigoríficos nacionais estão autorizados a embarcar carne bovina para a Malásia e um, carne de peru.

A conquista do direito de exportar para um novo mercado, de acordo com o Mapa, é consequência da missão que o governo enviou, em junho, à Malásia, Indonésia e ao Japão. “[A liberação da exportação] faz parte da estratégia do governo do Brasil de ampliar os mercados para a carne nacional, especialmente em países asiáticos”, comunicou o Mapa em nota.

A Indonésia também autorizou as importações de carne de pato e de peru do Brasil. Em agosto, uma equipe de técnicos japoneses vem ao Brasil para inspecionar frigoríficos de carne suína. Segundo o Mapa, “a vinda da missão é a última etapa necessária para o início dos embarques do produto nacional ao país asiático”, dentro de um processo que já dura dez anos.

Os japoneses vão vistoriar as condições controle de sanidade animal e de saúde pública em frigoríficos de Santa Catarina, nos postos de divisa e de fronteira e em aeroportos do estado. Os técnicos asiáticos também visitarão o Laboratório Nacional Agropecuário do Pará (Lanagro), que faz o isolamento do vírus da febre aftosa.

O Mapa informou que, depois da Ásia, o próximo objetivo é abrir os mercados na América Central e no México, ainda estão fechados para as carnes brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaÁsiaComércio exteriorExportações

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame