Mais de 500 mil estudantes zeraram na redação do Enem
Na edição de 2014 do exame, 529.373 candidatos tiraram a nota zero na redação, cujo tema foi "Publicidade infantil em questão no Brasil"
Da Redação
Publicado em 13 de janeiro de 2015 às 15h54.
Brasília -Na edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram a nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ). Na outra ponta, 250 obtiveram a nota máxima.
O resultado do Enem estará disponível ainda hoje (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O tema da redação foi "Publicidade infantil em questão no Brasil". Na edição de 2013, com menos inscritos, 481 tiveram nota mil e 106.742 redações com nota zero.
Em 2014, entre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos.
Outras 1.508, por outros motivos.
Segundo o Inep, de 2013 para 2014 houve queda de em 9,7% no desempenho dos concluintes do ensino médio, que foram 1.485.320 candidatos.
De acordo com o ministro da Educação, Cid Gomes, a queda merece a atenção da academia para que se entenda o porquê disso, pois, de acordo com ele, em um ano, não houve grandes variações de financiamento ou de corpo docente no ensino médio suficientes para explicar a queda de desempenho.
"O tema de 2013 foi Lei Seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. A mídia focou muito o tema. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013", avaliou o ministro.
"Não diria [que o tema foi] mais difícil, mas sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013". O tema de 2013 foi "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Na edição de 2014, segundo o Ministério da Educação, foram corrigidos 5.934.034 textos, dos quais 2.695.949 foram encaminhados a um terceiro corretor e outros 283.746 foram avaliados por banca de especialistas.
A correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Ao todo, segundo o Inep, 6.193.565 candidatos fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. Para ter acesso ao resultado, eles precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. O candidato poderá recuperar a senha no próprio portal.
*Atualizada às 16h54 do dia 13/01/2014
Mensalidade do 3º ano do Ensino Médio: 1.060 reais (12 parcelas) + taxa de material didático de900 reais e taxa de tecnologias de ensino de 800 reais
Média geral no Enem: 720,02
Os alunos da unidade Tijuca do Colégio e Curso Pensi obtiveram não só a terceira melhor pontuação no Enem, como o primeiro e o segundo lugar no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o primeiro lugar na prova do Instituto Militar de Engenharia (IME). As matrículas são abertas a qualquer aluno e não há processo seletivo. É realizada apenas uma prova que permite ao aluno obter descontos na mensalidade.
A escola atribui o bom resultado do exame ao fato de ter sido pioneira na implantação de simulados do Enem desde o sexto ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio. "O material usado no Pensi é extremamente contextualizado, o que favorece a compreensão das questões da prova do Enem", afirma Fábio de Oliveira, diretor da escola.O material didático inclui temas da atualidade e os alunos têm plantão de dúvidas e monitoria.
Média no Enem: 715,41 O Vértice passou do sétimo lugar geral, em 2012, para o quarto lugar no Enem 2013.A dona da mensalidade mais alta entre as dez escolas da lista realiza desde o primeiro ano do Ensino Médio testes vocacionais, palestras, visitas monitoradas a empresas e avaliações sobre o mercado de trabalho.Segundo a escola, não são aceitos alunos novos no segundo e no terceiro ano do Ensino Médio. Para ingressar em séries anteriores, o candidato passa por um dia de vivência na escola, sendo submetido a testes e entrevistas para que seja verificada sua capacidade de acompanhar outros alunos da turma.
Mensalidade do 3º ano do Ensino Médio: 1.419 reais (12 parcelas)
Média no Enem: 713,44
Para ingressar no Colégio Santo Antônio, o aluno passa por uma prova de seleção, mas novas turmas são abertas apenas no primeiro ano do Ensino Médio. No segundo ano e no terceiro ano do Ensino Médio novas vagas são abertas apenas quando algum aluno deixa a escola. "Conseguimos bons resultados porque preparamos o aluno durante os anos anteriores. Não dá para preparar uma turma a partir do terceiro ano e obter notas altíssimas no Enem", diz Olavo Sérgio Campos, coordenador pedagógico da Escola Santo Antônio.
Para o coordenador, a escola aparece entre as dez melhores do ranking por causa da autonomia dada a alunos e professores. "Os professores definem os livros e a metodologia usada. Quase toda semana temos provas e temos muitos simulados. Não preparamos o aluno para o Enem, o exame é consequência do trabalho que é feito. Quando o aluno entra, ele sabe que vai ser cobrado", diz.
Ele acrescenta que a quinta colocação foi obtida mesmo com a participação de 254 alunos. "Se selecionássemos só os 20 melhores para fazer a prova, como algumas escolas fazem, ficaríamos em primeiro lugar, mas é desonesto", afirma Campos.
Mensalidade do 3º ano do Ensino Médio: 850 reais (12 parcelas)*
Média no Enem: 713,44
Adiretora do Instituto Dom Barreto, Stela Rangel, afirma quecada atividade e conteúdo da escola são pensados por uma equipe afetuosa e comprometida em formar cidadãos.O colégio foi fundado há mais de 60 anos e seus profissionaiscostumam viajar para outros estados com o objetivo de conhecer os métodos de ensino de outras escolas reconhecidas no país. Os alunos passam oito horas diárias na escola e leem mais de dez livros por mês. O ingresso é feito por meio de um processo de seleção e cada vaga é disputada por cerca de15 a 20 alunos.
*O valor é referente à mensalidade válida para 2012. A escola não respondeu as perguntas enviadas pela reportagem sobre os valores das mensalidade atuais.
Média geral no Enem: 710,67 O Colégio Ari de Sá Cavalcante aparece pela terceira vez entre as dez melhores escolas do Enem e é a única representante do estado do Ceará dentro do top dez.Entre seus diferenciais, a escola destaca: o incentivo à leitura; a formação em tempo integral dos alunos; e a aplicação de tecnologia nas aulas, com o uso de tablets e salas equipadas com multimídia."Estamos muito felizes e vamos continuar nos aperfeiçoando para que os estudantes obtenham resultados cada vez mais expressivos’’, disse o diretorAdemar Celedônio por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa.A admissão de alunos no colégio é feita por meio de processo seletivo.