Brasil

Mais de 2 milhões de crianças ainda não foram vacinadas

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez apelo para que os pais se apressem em levar seus filhos aos postos de saúde

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 15h38.

Brasília – Na véspera do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, cerca de 2,6 milhões de crianças ainda não foram imunizadas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez apelo para que os pais se apressem em levar seus filhos aos postos de saúde, mesmo que tenham tomado outra vacina contra a paralisia infantil. Ele explicou que todas as crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos precisam tomar as duas gotinhas.

Balanço parcial do Ministério da Saúde mostra que 9,6 milhões de crianças foram vacinadas durante a campanha. Os estados com maior cobertura são: Paraná (83,7%), Rio Grande do Sul (81,2%), Santa Catarina (80,9%), Goiás (80,4%); Roraima (79,8%), Sergipe (79,1%), Amazonas (78,9%), Rondônia; (78,2%), Alagoas (78%), Paraíba (77,5%) e São Paulo (77,2%).

A coordenadora do programa de imunizações do ministério, Carla Domingues, ressaltou que a vacinação pode ser feita em qualquer posto da rede pública. Ela destacou a importância de os pais levarem a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde possa saber do histórico vacinal da criança.

Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, podem receber as gotinhas. A vacina é o único meio de evitar uma doença para a qual não existe tratamento. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o ministério recomenda que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada

Acompanhe tudo sobre:CriançasSaúdeVacinas

Mais de Brasil

Ministro da Justiça reage a caso de jovem baleada pela PRF: 'obrigação de dar exemplo'

Morre Roberto Figueiredo do Amaral, executivo da Andrade Gutierrez

Desabamento e veículos arrastados: véspera de natal é marcada por chuvas em BH

Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais