Brasil

Maioria simples pode abrir impeachment de Crivella, diz Procuradoria

Sessão extraordinária da votação será nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 14h

Procuradoria da Câmara Municipal do Rio entendeu que é preciso apenas maioria simples para aprovar projeto sobre impeachment do prefeito Marcelo Crivella (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Procuradoria da Câmara Municipal do Rio entendeu que é preciso apenas maioria simples para aprovar projeto sobre impeachment do prefeito Marcelo Crivella (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de julho de 2018 às 13h07.

Rio - A Procuradoria da Câmara Municipal do Rio entendeu que é preciso apenas maioria simples de vereadores (26 dos 51) para aprovar projeto sobre impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). Havia dúvida sobre o número de votos para aprovar o projeto. Inicialmente, vereadores avaliavam que seriam necessários 34 apoios - dois terços do total.

A sessão extraordinária da votação será nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 14h. Às 13h, a Procuradoria da Casa e os vereadores ainda se reúnem para esclarecer e detalhar como será o rito da sessão.

Foram protocoladas, na Câmara do Rio, duas denúncias de infração político-administrativa contra o Marcelo Crivella. Uma delas é do vereador Átila Alexandre Nunes (MDB), que pede a cassação do mandato do chefe do Poder Executivo municipal.

A segunda é do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), em conjunto com Isabel Silva Prado Lessa, presidente do Diretório Municipal do partido.

O caso

Em reunião fechada no Palácio da Cidade, na semana passada, Crivella ofereceu a líderes religiosos ajuda para obter cirurgias de catarata e varizes, pelo SUS, para fiéis. Também acenou com a possibilidade de ajuda a pastores com problemas para obter a isenção legal de pagamento de IPTU para seus templos. O encontro foi documentado pelo jornal O Globo.

Vereadores de oposição na Câmara Municipal conseguiram na terça-feira, 10, assinaturas necessárias para convocar uma sessão extraordinária para discutir a abertura de processo de impeachment contra o prefeito.

Acompanhe tudo sobre:ImpeachmentMarcelo CrivellaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário