Brasil

Lula vai receber Elmar Nascimento para conversa sobre sucessão de Lira na Câmara

Presidente já se encontrou com Hugo Motta (Republicanos-PB), que tornou-se o favorito de governistas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 10h15.

Última atualização em 11 de setembro de 2024 às 10h19.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o líder do União Brasil e candidato à Presidência da Câmara, Elmar Nascimento (BA), nesta quarta-feira, 11. Entre os nomes colocados para comandar a Casa, o deputado baiano é o que enfrenta mais resistências dentro do governo.

Ontem, Elmar se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Dois ministros do União Brasil, Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), participaram da conversa. Durante a reunião, Elmar reafirmou a sua candidatura à sucessão de Arthur Lira (PP-AL).

Foi Padilha que, após a conversa com os representantes do União Brasil, procurou Lula, que estava no Amazonas, com a proposta de que o presidente recebesse Elmar. Na semana passada, Hugo Motta (Republicanos-PB) esteve com Lula logo após ser lançado na disputa pela Presidência da Câmara com a desistência do presidente de seu partido, Marcos Pereira (SP), de concorrer.

Após a conversa, o Planalto passou a atuar nos bastidores para fortalecer Motta na disputa, apesar de Lula, em declarações públicas, dizer que o governo não tem um candidato de preferência.

Acordo entre União Brasil e PSD

As cúpulas do União Brasil e do PSD se reuniram na segunda-feira em um jantar em Brasília para selar uma aliança entre as candidaturas dos dois partidos às presidências da Câmara e do Senado. Ficou combinado que os candidatos mais viáveis nas duas Casas receberão o apoio único das duas legendas.

Por enquanto, Elmar e o deputado Antônio Brito (PSD-BA) seguem no páreo da Câmara, mas há o entendimento entre eles de que apenas a campanha mais viável será levada à frente. Já no Senado, Otto Alencar (PSD-BA) pode abrir mão da sua candidatura para apoiar Davi Alcolumbre, apontado como favorito, caso haja reciprocidade entre os partidos na Câmara.

Saída de Marcos Pereira muda disputa

Na semana passada, a saída do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) da disputa provocou uma reviravolta. Pereira abriu mão em favor do líder de seu partido na Câmara, Hugo Motta (PB), por entender que ele reuniria mais condições de angariar apoio entre os partidos e esvaziar a candidatura de Elmar.

Pereira levou Motta para um encontro com Lula e recebeu sinal verde de Lira para dar andamento às articulações. O novo cenário adiou a escolha do presidente da Câmara, que pretendia já ter definido o nome que apoiaria para a sua sucessão — a disputa ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

São Paulo registra a pior qualidade do ar do mundo pelo terceiro dia consecutivo

Boulos tem 28%, Marçal, 24,4% e Nunes, 20,1%, em SP, aponta pesquisa AtlasIntel

Linha 1-Azul do metrô de SP opera com lentidão e apresenta falhas nesta quarta-feira

Inmet emite alerta vermelho, avisos de baixa umidade e onda de calor; veja previsão