Brasil

Lula vai avaliar 'PEC da Transição' amanhã e proposta deve chegar ao Congresso na terça-feira

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) terá reunião com Lula amanhã para apresentar as propostas que estão circulando no Congresso

Contrariando o cronograma original, a equipe de Lula não entregou nesta quarta-feira ao Congresso a “PEC da Transição” (Leandro Fonseca/Exame)

Contrariando o cronograma original, a equipe de Lula não entregou nesta quarta-feira ao Congresso a “PEC da Transição” (Leandro Fonseca/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 24 de novembro de 2022 às 14h33.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá avaliar, em reunião amanhã com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), as propostas que estão sendo feitas sobre a "PEC da Transição". A previsão do PT é, depois disso, consolidar o texto na próxima segunda-feira e apresentá-lo ao Congresso na terça-feira.

— A (articulação da) PEC foi suspensa para levar para o Lula amanhã as várias propostas que estão rodando aí, para afinar, na segunda-feira, processar a nossa proposta, e apresentar na terça-feira o texto — diz o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (RN).

Contrariando o cronograma original, a equipe de Lula não entregou nesta quarta-feira ao Congresso a “PEC da Transição”, proposta de emenda à Constituição que abre espaço no Orçamento de 2023 para promessas de campanha do petista. Sem consenso, aliados reclamaram da falta de negociação política, e líderes partidários, principalmente do Centrão, cobraram "contrapartidas" — como emendas ou promessas de cargos.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Sobre a demanda do Centrão para incluir no texto da PEC uma alteração no teto de gastos já em 2022, que permita desbloquear quase R$ 8 bilhões do orçamento secreto, Rocha disse que ainda não há definição. A proposta gerou atrito na reunião da equipe de transição nesta quarta-feira, como mostrou o GLOBO.

— Não posso te dizer se vai incluir ou não, durante a discussão de orçamento vai encher de emenda de tudo quanto é jeito. Só queremos assegurar o que importa para nós perante o relator, que é o dinheiro para fazer nossos programas sociais — diz Rocha.

Segundo Paulo Rocha, Wellington Dias vai levar a Lula, em São Paulo, "tudo que está sendo colocado" para que o presidente opine, mas é esperado que o Congresso faça alterações no texto.

Há discussão sobre o valor de R$ 198 bilhões fora do teto de gastos, na previsão da equipe de transição, e do prazo de quanto tempo o Bolsa Família ficará fora do teto — inicialmente, petistas defenderam que fosse por quatro anos, mas o Centrão quer que a exceção dure apenas um ano.

LEIA TAMBÉM:

Transição: política de preços não é da Petrobras, é do governo, diz senador

Em meio a disputa política, Senado aprova nomes de Bolsonaro para agências

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

PT pede cassação de chapa do PL que elegeu Jair Renan Bolsonaro por suposta fraude na cota de gênero

Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue à Anvisa

Como dar entrada no seguro-desemprego? Veja o passo a passo