Brasil

Lula reúne ministros do STF em almoço no Palácio da Alvorada após cerimônia de Sete de Setembro

Encontro em Brasília ocorre no mesmo dia em que Bolsonaro organiza ato contra decisões de Alexandre de Moraes em São Paulo

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de setembro de 2024 às 16h13.

Última atualização em 7 de setembro de 2024 às 16h14.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um almoço no Palácio da Alvorada neste sábado, após participarem da cerimônia de Sete de Setembro na Eplanada dos Ministérios.

O encontro deve reunir o grupo ao mesmo tempo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realiza um ato em São Paulo em protesto contra decisões do ministro Alexandre de Moraes.

O ministro foi um dos presentes no desfile de Sete de Setembro pela manhã, em Brasília. Em alguns momentos, ele teve o nome saudado pelo público aos gritos de "Xandão, Xandão". O presidente do STF, Luis Roberto Barroso, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cristiano Zanin também foram ao desfile.

A intenção do Palácio do Planalto foi passar uma mensagem de união dos Poderes ao reunir os ministros da Corte.

A ofensiva contra Moraes ganhou força na semana passada após o ministro mandar suspender a rede social X, do bilionário Elon Musk. A plataforma foi bloqueada por descumprir decisões judiciais que mandavam excluir conteúdos e perfis que disseminavam discursos golpistas.

A ofensiva de Moraes provocou uma forte reação de bolsonaristas. Lula saiu em defesa do ministro em entrevistas e criticou Musk.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, nâo esteve no desfile nem estará no almoço com os ministros porque viajou para o Catar.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Com Bolsonaro gripado, ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia aos condenados em 8 de janeiro

Barroso diz que Silvio Almeida tem direito à ampla defesa

Autoridades prestigiam desfile do 7 de Setembro em Brasília

Marçal tem 24%, Nunes 21%, e Boulos, 20%, em SP, diz agregador EXAME/IDEIA

Mais na Exame