Brasil

Lula pede unidade à esquerda e apoia reeleição de Chávez

Em um vídeo exibido no final do encontro, Lula revelou que "gostaria muito de estar" em Caracas

Ex-presidente Lula: "um forte abraço no meu companheiro Hugo Chávez" (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

Ex-presidente Lula: "um forte abraço no meu companheiro Hugo Chávez" (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 23h27.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira, no encerramento do Foro de São Paulo, em Caracas, que a esquerda se mantenha unida, e manifestou seu apoio à reeleição do líder venezuelano, Hugo Chávez.

Em um vídeo exibido no final do encontro, Lula revelou que "gostaria muito de estar" em Caracas "e não apenas para integrar a delegação do Partido dos Trabalhadores (PT), mas também para dar um forte abraço no meu companheiro Hugo Chávez".

"Sob a liderança de Chávez o povo venezuelano obteve conquistas extraordinárias (...) que precisam ser conservadas e consolidadas", disse Lula no vídeo transmitido no encerramento do Foro de São Paulo.

"Chávez, conta comigo, conta conosco aqui do PT, conta com a solidariedade da esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano: sua vitória será nossa vitória", destacou Lula sobre as eleições de 7 de outubro na Venezuela.

Lula lembrou que "em 1990, quando criamos o Foro de São Paulo, nenhum de nós imaginou que em apenas duas décadas chegaríamos aonde chegamos. Naquela época, a esquerda estava no poder apenas em Cuba. Hoje, governamos um grande número de países e, onde somos oposição, os partidos do Foro têm uma influência crescente na vida política e social".

"Ainda há muito o que fazer (...) e faremos se soubermos manter nossa principal característica: unidade na diversidade", concluiu Lula.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame