Exame Logo

Lula: nem Obama fez EUA mudarem visão sobre América Latina

Presidente acredita que norte-americanos não têm visão otimista do continente

Obama e Lula: presidente brasileiro disse que EUA "terceirizam" sua política externa (Chip Somodevilla/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2010 às 11h48.

Brasília - Ao fazer hoje (27) um balanço da política externa brasileira ao longo de seus dois mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma crítica à posição do governo dos Estados Unidos em relação à América Latina.

Lula afirmou que não houve a esperada mudança de olhar dos Estados Unidos sobre a região no governo do presidente americano Barack Obama. “Não mudou nada a visão americana da América Latina e vejo isso com tristeza”, afirmou Lula durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Veja também

Na avaliação de Lula os Estados Unidos deveriam desenvolver uma relação de parceria com a região pela proximidade e quantidade de latinos que vivem no país. “Me parece que os americanos não têm uma visão muito otimista da América Latina e da América do Sul porque sempre teve uma visão de império”, disse.

Lula disse ainda que por ser um país grande os Estados Unidos costumam “terceirizar a política externa”.

Em relação à busca da paz no Oriente Médio, Lula disse acreditar que não haverá um acordo enquanto os Estados Unidos acharem que só eles podem ser os tutores dessa paz, “porque eles [EUA] são parte do conflito”.

Sobre a relação com o Irã, o presidente avaliou que foi correta a aproximação com o país. Durante o balanço, Lula citou com um fator positivo da política externa brasileira a diversificação das relações políticas e comerciais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame