Exame Logo

Lula entra na campanha de Porto Alegre

O ex-presidente entrou na campanha eleitoral com uma participação no programa do candidato Adão Villaverde

Ex-presidente Lula em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 18h34.

Porto Alegre - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre com uma participação no programa do candidato Adão Villaverde (PT) exibido na televisão nesta segunda-feira.

"Agora que a gente tem uma mulher gaúcha governando este País (referência à presidente Dilma Rousseff, mineira que fez carreira política em Porto Alegre), seria importante ter um prefeito do PT para que esta harmonia entre o governo municipal, o governo estadual e o governo federal pudesse multiplicar as energias", afirmou Lula, sentado ao lado de Villaverde e com a mão sobre o braço do parceiro político. O ex-presidente sustentou ainda que Porto Alegre precisa, depois de oito anos, voltar a contar com a experiência do PT. E justificou o motivo. "Para que a gente possa provar que nós temos muita competência para administrar o nosso País, o nosso Estado e a nossa prefeitura", reiterou.

Veja também

As imagens do encontro de Lula com Villaverde foram gravadas na semana passada, em São Paulo. "Queremos governar Porto Alegre aproveitando este bom momento do Brasil que o senhor e a presidente Dilma ajudaram a consolidar", agradece Villaverde num trecho do diálogo. A expectativa da campanha é que a exibição de depoimentos de apoio de petistas de expressão nacional e a lembrança dos laços do candidato com o governo do Estado e o governo federal façam os índices de intenção de voto em Villaverde subirem.

Na pesquisa do Ibope para o Grupo RBS divulgada pelo jornal Zero Hora no dia 1º de setembro Villaverde tinha 5% da preferência dos 805 entrevistados. Manuela D'Ávila (PC do B), tinha 37%, e José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, 35%. A diferença entre os dois configura empate técnico porque a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE/RS sob o número 00099/2012.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Luiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame