Brasil

Lula diz que maioria dos congressistas não representa o 'povo trabalhador'

O petista também afirmou que no Brasil há "pessoas espertas" que burlam o Imposto de Renda

Lula (picture alliance/Getty Images)

Lula (picture alliance/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 29 de agosto de 2023 às 10h48.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 29, que a maioria dos deputados e senadores não representa o "povo trabalhador". Também afirmou que quando o eleitor vota "de forma estabanada", "planta vento e colhe tempestade".

O petista também afirmou que no Brasil há "pessoas espertas" que burlam o Imposto de Renda, ou que conseguem benefícios em projetos votados no Congresso.

Além disso, o presidente disse que hoje o Brics é mais forte do que o G7. Lula esteve na reunião de cúpula dos Brics na semana passada, realizada na África do Sul.

Lula falou durante o programa Conversa com o Presidente, produzido pela EBC. A produção é uma espécie de "live" de Lula, veiculada toda terça-feira de manhã.

Rico no IR

O presidente Lula também disse que começou, como dizia na campanha, a colocar o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda. Ele se refere à nova política de valorização do salário mínimo e aos projetos para taxar offshores e rendimentos de fundos exclusivos, tema de cerimônia realizada ontem no Palácio do Planalto.

"Durante a campanha eu dizia que a solução do Brasil vai ser encontrada quando a gente decidir colocar o rico no Imposto de Renda e o pobre no Orçamento. É isso que nós começamos a fazer ontem (segunda-feira)", declarou o presidente.

"Se a gente for comparar, proporcionalmente o mais pobre paga mais IR do que o dono do banco. Porque só desconta mesmo de quem vive de salário", disse Lula.

"Fizemos uma coisa justa, sensata, que eu espero que o Congresso Nacional, de forma madura, ao invés de proteger os mais ricos proteja os mais pobres", afirmou o presidente brasileiro.

De acordo com Lula, o aumento do salário mínimo foi pequeno, mas a política de valorização "é um sinal muito grande"

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaCongresso

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp