Brasil

Lula diz que críticas ao BNDES são descabidas

São Paulo - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou hoje de "descabidas" as críticas relacionadas aos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, o BNDES tem sido alvo por ter recebido aporte de R$ 180 bilhões do Tesouro Nacional. "Omite-se deliberadamente o retorno tributário dessas operações, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou hoje de "descabidas" as críticas relacionadas aos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, o BNDES tem sido alvo por ter recebido aporte de R$ 180 bilhões do Tesouro Nacional.

"Omite-se deliberadamente o retorno tributário dessas operações, bem como a expansão da capacidade instalada que elas propiciam ao incrementar a demanda por máquinas, gerar empregos e promover a competitividade do parque produtivo nacional", disse Lula, durante encontro com empresários da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de base (ABDIB) em São Paulo.

"Menosprezar as interações estratégicas entre políticas públicas e atividade produtiva do setor privado custou ao Brasil um oneroso apagão elétrico no passado recente", disse o presidente Lula.

Até então seguindo o discurso formal, previamente preparado para a ocasião, Lula quebrou o protocolo e passou para críticas mais contundentes em relação aos ataques que o banco de fomento tem sofrido. "O BNDES está tão grande que tem gente reclamando que o banco está emprestando dinheiro subsidiado para o setor privado", acrescentou. "O BNDES existe para financiar a indústria brasileira e quanto mais baixos os juros, melhor ", avaliou Lula.

Leia mais do BNDES

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso