Brasil

Lula defenderá redução do protecionismo no Mercosul

Por João Domingos Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje à noite para Montevidéu, Uruguai, onde participará amanhã da 38ª reunião de Cúpula do Mercosul. Durante o encontro, Lula vai defender a redução do protecionismo na região, que aumentou muito por causa da crise financeira internacional.   A informação é do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 17h36.

Por João Domingos

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje à noite para Montevidéu, Uruguai, onde participará amanhã da 38ª reunião de Cúpula do Mercosul. Durante o encontro, Lula vai defender a redução do protecionismo na região, que aumentou muito por causa da crise financeira internacional.

A informação é do porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach. Segundo ele, o Brasil, como parceiro que já superou a crise, tem condições de tentar impulsionar o crescimento regional, principalmente nas áreas de petróleo, gás, alimentos e setor automotivo, além do setor de serviços, por causa da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Baumbach informou ainda que, no dia 10, Lula vai para o Peru, onde terá encontro com o presidente Alan García. Em pauta estará o aumento da cooperação e acordos bilaterais para impulsionar o comércio. O porta-voz informou ainda que Lula e García podem assinar acordo para a questão da aviação regional na área de fronteira entre os dois países.

Com relação a Honduras, Baumbach reafirmou que a posição do presidente Lula continua clara. O Brasil não pretende reconhecer o governo eleito daquele país, porque o processo eleitoral foi organizado por um governo ilegítimo.

COP-15

O presidente Lula deverá ficar dois dias em Copenhague, na Dinamarca, durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) e não apenas um dia, como estava inicialmente previsto. A informação é do porta-voz da Presidência da República. Segundo ele, a mudança foi motivada pela confirmação da presença de outros presidentes na conferência.

Segundo Baumbach, a data da viagem do presidente não está fechada ainda, mas é provável que ele participe da reunião nos dias 17 e 18 próximos. O porta-voz informou ainda que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve viajar no próximo dia 12 para Copenhague, onde participará da COP-15.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Acidente da Tam: maior tragédia da aviação brasileira completa 17 anos

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Mais na Exame