Brasil

'Só temos uma coisa desajustada: o comportamento do Banco Central', diz Lula

Presidente concedeu entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira e fez duras críticas a Campos Neto

Publicado em 18 de junho de 2024 às 09h04.

Última atualização em 18 de junho de 2024 às 11h46.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 18, que o comportamento do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto está "desajustado". Segundo ele, o chefe da autoridade financeira tem "lado político" e não demonstra "capacidade de autonomia".

"Nós só temos uma coisa desajustada no Brasil nesse instante, é o comportamento do Banco Central, essa é uma coisa desajustada. Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que na minha opinião trabalha muito mais para prejudicar o país do que ajudar, porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está", afirmou o presidente.

Durante entrevista à Rádio CBN, o chefe do Executivo falou sobre Campos Neto em tom de crítica, relembrando que ele se reuniu com Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Jair Bolsonaro, na última semana, quando o governador de São Paulo organizou um jantar para o presidente do BC, onde outras autoridades estavam presentes como convidados.

Ainda falando sobre a aparente aliança entre os dois, o presidente disse que Campos Neto "quase assumiu uma candidatura ao cargo do governo de São Paulo" e disse ser importante saber a "quem ele é submetido".

Presidência do Banco Central

Reiterando a importância da autonomia do BC, Lula disse que vai escolher para a presidência da instituição uma pessoa que "deve ter a cabeça na meta de crescimento" e " com compromisso com o desenvolvimento do país e controle da inflação".

Outras declarações do presidente sobre o perfil de quem ocupa o cargo de presidente do BC incluiu ele salientando a necessidade de "uma pessoa madura, responsável, com respeito ao cargo que exerce, não se submetendo à pressão do mercado.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira, e sua esposa sofrem acidente de carro no Paraná

PF apreende 12 milhões de maços de cigarros em São Paulo em maior operação na história

Auxílio Reconstrução no RS: governo prorroga prazo para prefeituras cadastrarem novas famílias

Eleições municipais: 101 deputados e 2 senadores são pré-candidatos a prefeito; veja lista

Mais na Exame