Brasil

Lula comemora abertura de escritório da Embrar na Índia em meio a aproximação com Modi

Presidente brasileiro deve fazer visita oficial ao país asiático em 2026

A Embraer disputa a venda de até 80 aviões cargueiros ao país asiático (Divulgação Embraer)

A Embraer disputa a venda de até 80 aviões cargueiros ao país asiático (Divulgação Embraer)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 12h07.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, neste sábado, a abertura de um escritório da fabricante de aviões Embraer na Índia. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Lula reafirmou que vai ao país asiático no início de 2026 e que o Brasil tem interesse em uma parceria econômica estratégica com a Índia.

— A Índia tem um mercado extraordinário, a gente pode ter uma aliança fantástica com a Índia, política, espacial, econômica. (...) Vamos fazer uma aliança estratégica com a Índia — afirmou Lula em vídeo gravado na manhã deste sábado.

Nas redes sociais, Lula falou sobre a visita que o vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, fez ao país asiático nesta semana. O ministro da Defesa, José Múcio, também integrou a comitiva brasileira.

A Embraer disputa a venda de até 80 aviões cargueiros ao país asiático, com o modelo KC-390, e, segundo estimativas da própria empresa, se o negócio se concretizar, deve movimentar cerca de US$ 60 bilhões nos próximos 20 anos. A Índia tem acelerado investimentos em defesa e segurança nos últimos anos.

Alckmin viajou a Nova Delhi nesta terça-feira, em uma viagem com o objetivo de ampliar as parcerias econômicas entre os países. Entre os anúncios feitos na volta do compromisso, estão a abertura de um escritório da Embraer na Índia, a venda de petróleo ao país e a emissão de vistos eletrônicos para empresários indianos. O compromisso de Alckmin é uma preparação para uma nova viagem de Lula nos primeiros meses do ano que vem.

Apesar das diferenças ideológicas — Modi é um nacionalista conservador —, os dois líderes têm se aproximado em meio ao tarifaço imposto pelo presidente americano Donald Trump aos produtos brasileiros e indianos. Modi veio ao Brasil em julho para a reunião do Brics e os dois presidentes conversaram por telefone em agosto.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaEmbraerÍndia

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo