Brasil

Loureiro e Angela Amin disputam 2º turno em Florianópolis

Finalizada a apuração dos votos, Loureiro obteve 40,39% dos votos válidos, enquanto Angela Amin ficou com 24,57% dos votos


	Gean Loureiro (PMDB): essa é a segunda vez que ele disputa a prefeitira de Florianópolis
 (Site Oficial/Divulgação)

Gean Loureiro (PMDB): essa é a segunda vez que ele disputa a prefeitira de Florianópolis (Site Oficial/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2016 às 19h50.

O candidato Gean Marques Loureiro (PMDB) vai disputar o segundo turno das eleições em Florianópolis (SC) contra Angela Amin (PP). Finalizada a apuração dos votos, Loureiro obteve 40,39% dos votos válidos, enquanto Angela Amin ficou com 24,57% dos votos.

Gean Loureiro tem 43 anos e nasceu em Florianópolis. O peemedebista é formado em direito e administração, além de mestre em Engenharia de Produção e doutorando em Engenharia do Conhecimento.

Essa é a segunda vez que ele disputa a prefeitira de Florianópolis. A primeira vez foi em 2012, quando obteve 27,37% dos votos e foi para o segundo turno com Cesar Souza Júnior (PSD).

Na ocasião foi derrotado por uma margem pequena, com 47,36% dos votos contra 52,64% do adversário.

Loureiro foi eleito vereador aos 19 anos, sendo o mais jovem eleito para o cargo na cidade. Foram cinco mandatos seguidos de vereador antes de se candidatar – e ser eleito – deputado federal, em 2010. Em 2014 foi eleito deputado estadual.

A sua adversária no segundo turno, Angela Amin tenta voltar à prefeitura de Florianópolis após comandar a cidade de 1997 a 2004, em dois mandatos consecutivos.

Angela Amin tem 62 anos, é formada em matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de Mestre e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. É casada com o ex-governador de Santa Catarina e atual deputado federal Esperidião Amin. É natural de Indaial (SC).

Sua carreira em cargos políticos começou em 1988, quando foi eleita vereadora de Florianópolis. Dois anos depois, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados após uma campanha bem-sucedida para se tornar deputada federal.

Após oito anos como prefeita da capital catarinense, voltou à Câmara Federal em 2007. Em 2010, concorreu ao governo estadual, mas perdeu para Raimundo Colombo (DEM), que ganhou no primeiro turno, com 52,72% dos votos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2016FlorianópolisPrefeitos

Mais de Brasil

Mudanças climáticas vão agravar desafios no abastecimento de água até 2050, diz estudo

G20: Brasil reafirma meta de sair do Mapa da Fome até 2026, diz ministro

União e PSD definem derrota para o governo no Senado em votação de emendas, veja placar

Senado exclui possibilidade de bloqueio de emendas e desobriga a destinação de verbas para a saúde