Brasil

Líder do PCC em Brasília é preso em Diadema, na grande São Paulo

Foragido desde 2023, o homem, de 40 anos, tinha contra si mandado de prisão preventiva por organização criminosa expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

PCC: membros da facção criminosa são alvos da polícia há anos (Polícia Federal/ Governo Federal/Divulgação)

PCC: membros da facção criminosa são alvos da polícia há anos (Polícia Federal/ Governo Federal/Divulgação)

Publicado em 3 de abril de 2024 às 08h43.

Última atualização em 3 de abril de 2024 às 09h19.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo prendeu nesta terça-feira, 2, um dos principais líderes do PCC (primeiro Comando da Capital) no Distrito Federal, facção criminosa que domina boa parte de São Paulo, na cidade de Diadema. A informação foi confirmada pela Polícia Federal em nota. 

Segundo a PF, o homem, de 40 anos, estava foragido desde o fim do ano de 2023 e tinha contra si mandado de prisão preventiva por organização criminosa expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

"O indivíduo tem registros criminais relacionados à prática de homicídio e tráfico de drogas. Além disso, ele é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa atuante no Distrito Federal assim como dentro e fora do sistema penitenciário nacional", disse a nota.

Elton Ramos da Silva, conhecido como Índio, é apontado pela polícia como integrante da facção criminosa PCC, para a qual teria a função de recrutar novos integrantes. A defesa dele não foi localizada pela reportagem nesta terça-feira.

Segundo a polícia paraguaia, em 2010 ele participou da tentativa de assassinar o senador paraguaio Robert Acevedo, em Pedro Juan Caballero, em ataque com mais de 30 tiros. O motorista e o segurança do parlamentar morreram. Acevedo só foi atingido de raspão e sobreviveu.

Na época Silva foi preso, mas no ano seguinte foi resgatado da prisão na mesma cidade onde praticou o crime. Homens armados invadiram a penitenciária e libertaram Silva, que nunca mais havia sido localizado.

A FICCO/DF é composta pela Polícia Federal, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF e tem como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade especialmente grave e violenta.

Acompanhe tudo sobre:PCCPolícia Federaldistrito-federal

Mais de Brasil

Lira encerra mandato na presidência da Câmara e diz que não terá problemas em voltar a ser deputado

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora