Brasil

Lewandowski promete maior diálogo no STF

Ministro que a Corte máxima do País será mais aberta ao "diálogo" sob novo comando

Ministro Ricardo Lewandowski presidindo a sessão plenária do STF (Carlos Humberto/SCO/STF)

Ministro Ricardo Lewandowski presidindo a sessão plenária do STF (Carlos Humberto/SCO/STF)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2014 às 21h17.

Belo Horizonte - Na sua primeira declaração após o anúncio da aposentadoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, que a Corte máxima do País será mais aberta ao "diálogo" sob novo comando.

Segundo Lewandowski, que participou de seminário promovido pela seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), a ampliação da interlocução vai assegurar a estabilidade das instituições e a governabilidade do País.

Com a aposentadoria de Barbosa, Lewandowski é tido como principal nome para ocupar a presidência do STF.

Ambos trocaram rusgas durante todo o processo do mensalão, muitas vezes extrapolando para ofensas, como quando Barbosa, já no cargo de presidente, acusou o colega de fazer "chicanas", ou seja, de ficar retardando os trâmites.

Após o fim do julgamento, Barbosa ainda revogou decisões de Lewandowski sobre o caso, causando desconforto entre os demais ministros do colegiado. "Quero ampliar o diálogo, digamos assim. Esse será o ponto central da minha gestão, se for eleito", afirmou.

Sem citar nomes, o ministro insinuou que o modelo atual deixou de fora do diálogo setores com os quais o STF tem intervenção.

"Quero ampliar o diálogo entre os Poderes, a magistratura e a classe dos advogados. Contribuir com o diálogo, em todos os setores e, sobretudo, naqueles em que o Judiciário tenha uma intervenção", disse.

A saída de Joaquim Barbosa do STF é esperada para o fim deste mês, após um processo burocrático a ser cumprido, que deve levar, pelo menos, 15 dias.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias