Brasil

Lewandowski assumirá lugar de Dilma por dois dias

Presidente do STF assume a Presidência enquanto Dilma embarca para a Cúpula do Clima, em Nova York

Presidenta Dilma Rousseff durante posses de Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do STF e do CNJ (Roberto Stuckert Filho/PR)

Presidenta Dilma Rousseff durante posses de Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do STF e do CNJ (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 20h50.

Brasília - O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assume na noite desta segunda-feira, 22, a Presidência da República no lugar da presidente Dilma Rousseff, que embarca para Nova York.

Dilma discursará na Cúpula do Clima, nessa terça, 23, e participará da abertura da Assembleia Geral da ONU, na quarta-feira.

A manobra foi decidida de última hora, enquanto a presidente Dilma estava em Minas Gerais.

O objetivo foi evitar que, na sua ausência da Presidente da República, o vice-presidente Michel Temer, candidato a permanecer no posto, em caso de reeleição de Dilma, assumisse o Planalto e houvesse alguma representação da oposição, tornando-o inelegível.

"Para evitar o risco de inelegibilidade, o vice-presidente Temer fará uma visita ao Uruguai", informou um interlocutor da presidente.

A articulação foi necessária porque o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disputa a eleição neste ano.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também está impedido de assumir a presidência porque Renan Filho disputa a eleição ao governo de Alagoas.

Para acertar a necessidade de Lewandowski permanecer por dois dias à frente do Palácio do Planalto, Dilma telefonou para o presidente do TSE e lhe explicou o que estava ocorrendo.

Lewandowski concordou e, assim que Dilma deixar o espaço aéreo brasileiro esta noite, ele assume automaticamente o cargo, por dois dias. Dilma volta na noite de quarta feira, 24, ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP