Brasil

Lata pode ser prova de crime no incêndio da Serra dos Órgãos

Equipes que combatem as chamas na Serra dos Órgãos encontraram uma lata com combustível e acompanhada de cabo para direcionar o líquido inflamável

Mata atingida pelos incêndios florestais de grandes proporções que atingiram região serrana do RJ (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Mata atingida pelos incêndios florestais de grandes proporções que atingiram região serrana do RJ (Fernando Frazão/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 13h29.

Rio de Janeiro - Equipes que combatem as chamas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e arredores encontraram um mecanismo de ignição em um mirante próximo a um dos focos de incêndio que se expandiu para a área de preservação, causando grande destruição na região próxima à Cachoeira da Macumba.

Segundo o coordenador de emergências ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlinck, trata-se de uma lata de tinta que estava cheia de combustível e acompanhada de um cabo para direcionar o líquido inflamável com fogo.

A descoberta foi feita na quarta-feira (15), na beira da estrada que liga Itaipava, em Petrópolis, a Teresópolis, e, segundo Berlinck, é um indício de que ao menos parte dos incêndios pode não ser acidental.

"A causa desses incêndios não é climática. O clima, por si só, não causa o fogo. A causa pode ser acidental, quando as pessoas perdem o controle do fogo que colocam em suas propriedades, mas também pode ter intenção criminosa", destacou o coordenador do ICMBio.

O mecanismo de ignição foi levado para a sede do parque. Christian Berlinck frisou que estão sendo feitos voos para identificar as propriedades particulares, próximas ao local, onde o foco começou e também onde o equipamento foi encontrado.

Os proprietários poderão ser autuados e as terras queimadas embargadas, para que nenhum uso seja feito até que a mata se recupere.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFlorestasIncêndiosMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”