Brasil

Justiça prorroga até 4 de fevereiro emprego da Força Nacional no Distrito Federal

A medida é um desdobramento preventivo após os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro, na capital, com a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal

Força Nacional: A Portaria estendendo o período de atuação da Força Nacional em Brasília está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Força Nacional: A Portaria estendendo o período de atuação da Força Nacional em Brasília está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 09h38.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou até o dia 4 de fevereiro o emprego da Força Nacional para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado no Distrito Federal. A Portaria estendendo o período de atuação da Força Nacional em Brasília está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23.

Desde os atos radicais do dia 8 de janeiro, capital federal vem contando com o apoio da Força Nacional. Inicialmente, a atuação do efetivo, autorizada às vésperas da invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, seria até o dia 9 de janeiro. Mas esse prazo já tinha sido prorrogado até 19 de janeiro. Agora, a nova portaria estende o uso da Força em Brasília, "para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, no período de 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023".

Terra indígena

Em outra portaria do ministério da Justiça prorroga o emprego da Força Nacional em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena Sararé, no Mato Grosso. O uso do efetivo se estenderá por 60 dias, de 22 de janeiro a 22 de março, no apoio às atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliadistrito-federalProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp