Brasil

Justiça intervém em hospital psiquiátrico de Sorocaba-SP

Taxa de mortalidade de pacientes da instituição foi considerada acima da média


	Médico realiza medição de pressão: até a transferência dos pacientes do hospital para outras instituições, a prefeitura deve cuidar dos 405 internos
 (Getty Images/Carsten Koall)

Médico realiza medição de pressão: até a transferência dos pacientes do hospital para outras instituições, a prefeitura deve cuidar dos 405 internos (Getty Images/Carsten Koall)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 16h06.

Sorocaba - A Justiça decretou intervenção no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, de Sorocaba, no interior paulista, em razão de denúncias de tratamento inadequado e até de maus tratos a pacientes. O juiz José Eduardo Marcondes Machado, da Vara da Fazenda Pública, determinou que a prefeitura assuma a gestão do hospital.

A decisão, em caráter liminar, foi publicada nesta quarta-feira no site do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo. Representantes do município devem se reunir com a direção do hospital e os atuais administradores serão afastados.

O pedido foi feito pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal que desde 2011 investigam denúncias contra a instituição. Vistorias feitas este ano encontraram pacientes em situação considerada desumana. Havia doentes totalmente nus, mal alimentados, dormindo sobre camas sem colchões ou no chão e sem receber remédios. O número de funcionários e médicos foi considerado insuficiente. Também se constatou que a taxa de mortalidade no hospital estava acima da média.

O hospital é particular, mas recebe recursos do Estado e da União, através do Sistema Único de Saúde (SUS). As instalações já haviam sido interditadas parcialmente em agosto e, desde então, o Vera Cruz estava proibido de receber novos pacientes.


De acordo com a promotora Maria Aparecida Castanho, do Ministério Público Estadual em Sorocaba, a intervenção foi pedida porque os atuais proprietários não demonstraram condições de garantir atendimento adequado aos pacientes.

A prefeitura deve assumir os cuidados com os 405 internos até que possam ser transferidos para outros hospitais. A direção do Vera Cruz informou que os repasses feitos pelo SUS cobrem apenas uma parte do custo de cada paciente, estimado em R$ 1,1 mil por mês. Pedidos de apoio financeiro dirigidos ao município e ao Estado ficaram sem resposta.

O secretário de Saúde de Sorocaba, Vagner Guerreiro Rinaldo, reuniu-se nesta quarta-feira com representantes dos ministérios públicos, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual para discutir o assunto. "O Ministério nos garantiu apoio para gerir o hospital, mas o ônus para o município é muito grande", disse.

Acompanhe tudo sobre:HospitaisJustiçaSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Defesa de Daniel Silveira alega que ida ao shopping não feriu cautelar, mas saída era proibida

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins

Rio usa drone para monitorar Réveillon, identificar foragidos e flagrar crimes na cidade

Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE