Brasil

Justiça impede Lula de ir ao velório de Sigmaringa Seixas

Os advogados de Lula alegam que Sigmaringa era "íntimo" do ex-presidente, foi colega de Lula na Câmara dos Deputados e chegou a atuar na defesa do petista

Imagem de arquivo de Lula: justiça nega permissão para que ex-presidente vá ao velório do advogado e ex-deputado do PT Sigmaringa Seixas (Patrícia Monteiro/Bloomberg)

Imagem de arquivo de Lula: justiça nega permissão para que ex-presidente vá ao velório do advogado e ex-deputado do PT Sigmaringa Seixas (Patrícia Monteiro/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 06h41.

A Justiça Federal do Paraná rejeitou pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato, para ir ao velório do advogado e ex-deputado pelo PT Sigmaringa Seixas, que morreu nesta terça-feira, 25.

No pedido, os advogados de Lula alegam que Sigmaringa era "íntimo" do ex-presidente, foi colega de Lula na Câmara dos deputados durante a Assembleia Nacional Constituinte e chegou a atuar na defesa do petista.

Ao recusar o pedido, o juiz plantonista Vicente de Paula Ataíde Júnior argumentou que a lei permite que presos condenados a cumprir pena regime fechado somente podem sair da cadeia em caso de morte ou doença grave de "cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

A Justiça Federal já havia negado nesta semana permissão para que Lula recebesse uma refeição especial enviada pela família na noite de Natal. O cardápio de Lula foi o mesmo de todos os dias na cadeia: arroz, feijão, salada e um tipo de carne.

Aliados do ex-presidente lembraram em que em 1980, quando foi preso pela ditadura militar por liderar as greves de metalúrgicos no ABC, o então superintendente da Polícia Federal Romeu Tuma liberou Lula para ir ao velório da mãe, Eurídice Ferreira de Melo, a dona Lindu.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresJustiçaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins