Brasil

Justiça derruba uma das liminares sobre nomeação de Lula

Tribunal do Distrito Federal derrubou uma das liminares que tinha suspendido a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil


	O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Justiça do DF derrubou a primeiral iminar que impedia nomeação de Lula na Casa Civil; ainda há a do RJ.
 (Hugo Villalobos/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Justiça do DF derrubou a primeiral iminar que impedia nomeação de Lula na Casa Civil; ainda há a do RJ. (Hugo Villalobos/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2016 às 21h17.

Brasília - O desembargador Cândido Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, derrubou na noite desta quinta-feira, 17, a liminar da Justiça Federal de Brasília que havia suspendido a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma outra liminar, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que também suspendeu o decreto de nomeação da presidente, continua valendo.

A decisão de Ribeiro derruba apenas o despacho do juiz Itagiba Cata Preta Neto, que se baseou nos áudios divulgados de conversas de Lula com vários interlocutores para afirmar que a ida do ex-presidente à Casa Civil "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário.

No Supremo Tribunal Federal (STF), há, até agora, 10 ações que questionam a posse de Lula na Casa Civil.

Eles foram propostos por partidos de oposição - PSDB, PSB e PPS - e também por pessoas comuns, advogados e entidades.

A maioria deles, seis, está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes, considerado mais crítico ao governo na Suprema Corte.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilJustiçaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário