Brasil

Justiça concluiu 29% dos 95,1 mi de processos em trâmite

Da totalidade dos casos, 66,8 milhões já estavam pendentes de resolução desde 2012, de acordo com o levantamento "Justiça em Números"


	Justiça: CNJ considerou "preocupante" o progressivo acumúlo de processos nos tribunais
 (Morio/Wikimedia Commons)

Justiça: CNJ considerou "preocupante" o progressivo acumúlo de processos nos tribunais (Morio/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 17h18.

Brasília - A justiça brasileira concluiu em 2013 apenas 29% dos 95,1 milhões dos processos em trâmite, segundo um relatório elaborado nesta terça-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Da totalidade dos casos, 66,8 milhões já estavam pendentes de resolução desde 2012, de acordo com o levantamento "Justiça em Números".

A "baixa produtividade" dos tribunais do país foi mantida em níveis "elevadíssimos", apesar de que em 2013 aumentaram em 1,8% o número de juízes e em 1,5% os orçamentos no setor, aponta o CNJ.

"O aumento da estrutura orçamentária e de pessoal dos tribunais não resultou necessariamente em um aumento proporcional do nível de produtividade", avalia o relatório.

O CNJ considerou "preocupante" o progressivo acumúlo de processos nos tribunais e apontou que a taxa de casos não resolvidos em um mesmo ano gira em torno de 70% faz mais de cinco anos.

O documento apontou que o sistema judiciário brasileiro conta com 165 mil magistrados e que seu orçamento o ano passado foi de R$ 61,6 bilhões, o que equivale a 2,7% do gasto público anual.

A inadimplência judicial é considerada como uma das causas da superlotação nas prisões do país, que têm capacidade para cerca de 350 mil presos, mas que abrigam aproximadamente 550 mil, sendo que 40% ainda espera pela sentença, segundo recente relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Acompanhe tudo sobre:JustiçaDireitos HumanosProcessos judiciais

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula