Exame Logo

Julgamento de Lula é tema de 811 mil posts em 18 horas no Twitter

Levantamento foi feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getulio Vargas (FGV)

Lula: 110 mil postagens no Twitter citaram o assunto em outros países, em português e em outras línguas (Leonardo Benassatto/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 10h12.

São Paulo - O julgamento do recurso do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) foi mencionado no Twitter em 811 mil postagens originadas no Brasil da 0 hora às 18 horas da quarta-feira, 24, segundo levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Outras 110 mil postagens na rede social citaram o assunto em outros países, em português e em outras línguas. O nome do relator do caso no Tribunal, João Pedro Gebran Neto, foi citado em cerca de 48 mil postagens.

Veja também

No debate gerado na rede social, com polarização entre detratores e simpatizantes de Lula, as contas mais influentes foram a do próprio ex-presidente, de um lado, e a do perfil de humor @jqteixeira, de outro.

A conta de Lula no Twitter, que costuma ser alimentada por sua assessoria, tem 199 mil seguidores. Já @jqteixeira, que se identifica como Joaquin Teixeira, tem 186 mil seguidores.

Nos perfis contrários a Lula, a hashtag (marcação com uma ou mais palavras-chave) mais publicada na quarta, até as 17 horas, foi #molusconacadeia, com 98 mil ocorrências.

A seguir vieram #lulanacadeia (92,7 mil) e #cadeiasemlulaéfraude (44,7 mil). Do lado da defesa do ex-presidente, as principais hashtags foram #cadêaprova (84,6 mil) e eleiçãosemlulaéfraude (28,6 mil).

No fim da tarde, o levantamento da FGV-Dapp detectou grande quantidade de retuítes de uma postagem de 2010 da senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT, na qual ela saudava a aprovação da Lei da Ficha Limpa. "Aprovação do 'Ficha Limpa' é importante avanço da democracia e torcemos para que já tenha validade para essas eleições", diz Gleisi no post.

Opositores de Lula ironizavam o fato de que a lei poderá agora ser usada para barrar uma eventual candidatura do petista à Presidência da República, uma vez que impede condenados por órgãos colegiados de concorrer.

O monitoramento da FGV-Dapp abarcou todas as postagens feitas no Twitter nos últimos dias, quando o julgamento se transformou em um dos principais assuntos debatidos na rede social. A análise mostrou interesse crescente no tema.

Na semana passada, o maior número de postagens sobre o julgamento foi de 117,9 mil, no dia 19.As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaRedes sociaisTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame