Brasil

Jovem é baleado na Rocinha e moradores protestam

Jovem de 24 anos foi atingido por um tiro durante blitz da PM e está internado. Segundo mãe da vítima, rapaz não estava armado


	Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro: jovem de 24 anos foi atingido por um tiro durante blitz da PM e está internado
 (Marcelo Horn/ GERJ)

Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro: jovem de 24 anos foi atingido por um tiro durante blitz da PM e está internado (Marcelo Horn/ GERJ)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2015 às 12h28.

Rio de Janeiro - Um jovem de 24 anos foi baleado na noite de sexta-feira, 16, durante uma blitz da Polícia Militar na Rocinha, zona sul do Rio. Adson da Conceição Figueiredo foi atingido com um tiro nas nádegas e está internado no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Após o episódio, moradores da comunidade realizaram uma manifestação e bloquearam os túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas, na ligação entre Gávea e São Conrado.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a via foi bloqueada por volta das 22h30 e liberada à 1h30. Os moradores protestavam contra a ação da polícia na região.

O comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha conta que os policiais "foram ameaçados por dois homens armados, que estavam a bordo de uma motocicleta", após checar denúncias em uma localidade conhecida como Roupa Suja.

A mãe do jovem, Jaciene dos Santos Conceição, de 46 anos, contesta a versão da polícia. Ela afirmou à reportagem do jornal O Globo que o filho estava na garupa de uma mototáxi quando o piloto furou o bloqueio policial ao receber ordem de parada, possivelmente por estar sem a carteira de habilitação. Segundo Jaciene, o rapaz não estava armado, nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas faz uso de entorpecentes.

O caso foi registrado na 11ª Delegacia de Polícia (Rocinha). As investigações estão a cargo da Polícia Civil.

Na tarde de sexta, outro jovem já havia sido encontrado baleado em uma trilha que liga as comunidades Chácara do Céu e Rocinha. Em nota, o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vidigal informou que o rapaz, não identificado, "estava na região com amigos quando foi encontrado pelos policiais, que checavam denúncias de tráfico de drogas na área de mata". Ele foi atingido no braço e está internado no Hospital Municipal Miguel Couto.

O comando determinou a abertura de uma sindicância "para apurar a conduta de um policial da unidade". A ocorrência foi registrada na 15ª Delegacia de Polícia (Gávea).

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisMortesViolência policialPolícia Militar

Mais de Brasil

Lula empata com Flávio, Tarcísio e Michelle no 2º turno, diz Paraná Pesquisas

Por que Bolsonaro divulgou carta que formaliza Flávio para 2026

Governo de SP discute ações preventivas para chuvas no litoral no Ano Novo

Carlos Bolsonaro diz que médicos avaliam necessidade de novos procedimentos