Brasil

Jornada Mundial da Juventude é aberta oficialmente

Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora chegaram ao palco montado na praia de Copacabana, abrindo oficialmente o evento da Igreja Católica

Peregrinos na praia de Copacabana para comemorar o Dia Mundial da Juventude, que marca a abertura da Jornada Mundial da Juventude (Ricardo Moraes/Reuters)

Peregrinos na praia de Copacabana para comemorar o Dia Mundial da Juventude, que marca a abertura da Jornada Mundial da Juventude (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 19h09.

Rio de Janeiro - Com a chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, às 18h25, no palco montado na praia de Copacabana, foi aberta oficialmente a Jornada Mundial da Juventude, que vai até 28 de julho. No palco, bispos de vários países receberam os símbolos da jornada, antes da missa de abertura, celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Os cardeais já estão no lado direito do palco, vestidos com trajes especiais.

A estimativa é que 500 mil fiéis acompanhem a celebração, mas ainda não há estimativa atualizada de público. A polícia informou que não foi registrada nenhuma ocorrência importante. Cerca de 30 atendimentos médicos foram realizados em cada um dos oito postos médicos. Em cada um há cerca de 15 médicos e dez a 15 ambulâncias . A maioria das vítimas sofreu mal estar por alimentação inadequada ao longo do dia.

"Estou muito feliz por estar aqui, e quando a gente encontra outros conterrâneos fazemos ainda mais festa. Nosso grupo anda de mãos dadas, como aprendemos no carnaval de Salvador", contou Flávia Xavier, de 24 anos, que viajou da cidade baiana de Eunápolis para o Rio em um grupo de 25 peregrinos.

A administradora Erica Ramos, 40 anos, moradora de Copacabana, teve problemas para ir de metrô da estação Carioca, no centro, até a Cardeal Arcoverde, em Copacabana, na zona sul. "A volta para casa foi um caos, pois as empresas liberaram os funcionários no mesmo horário previsto para começar o evento. O metrô estava superlotado. Para quem mora aqui é complicado", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosIgreja CatólicaJornada Mundial da Juventude

Mais de Brasil

Rodovia de acidente que deixou 22 mortos em Minas Gerais é a mais fatal no país

Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país

Mais de 300 mil imóveis seguem sem luz em São Paulo 12 horas após temporal

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município