Brasil

Janaina Lima é a primeira eleita pelo partido Novo em SP

Única candidata eleita do partido Novo na capital paulista, Janaina Lima promete cortar pela metade a própria verba de gabinete

Janaina Lima: advogada ficou conhecida por papel ativo nas manifestações contra a corrupção organizadas pelo MBL (Reprodução/Facebook/Janaina Lima)

Janaina Lima: advogada ficou conhecida por papel ativo nas manifestações contra a corrupção organizadas pelo MBL (Reprodução/Facebook/Janaina Lima)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2016 às 09h42.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2018 às 11h43.

São Paulo - Única candidata eleita do Novo na capital paulista, a advogada Janaina Lima, de 32 anos, ganhou fama por ser a porta-voz do movimento Vem Pra Rua, que mobilizou milhares pelo País contra a corrupção no Brasil.

Agora, eleita vereadora com 19 mil votos, promete combater desvios e desperdício de dinheiro público na Câmara Municipal. Seu primeiro ato, diz ela, será cortar pela metade a verba de gabinete a que terá direito, seja para pagar funcionários ou material do dia a dia.

"Vamos mostrar que é possível fazer mais com menos", afirma Janaina, que cita o estatuto de seu partido - registrado oficialmente em setembro de 2015 -, para listar suas prioridades na política.

"Defendo a redução do poder do Estado, o controle dos gastos públicos, a não utilização do fundo partidário e a disputa eleitoral independente, sem coligações", explica.

Quando assumir seu mandato, Janaina afirma ainda que vai buscar uma ferramenta tecnológica para tornar sua atuação transparente e com participação popular. "Podemos desenvolver um aplicativo, por exemplo, para aproximar as pessoas da Câmara."

Nascida no Capão Redondo, bairro humilde na zona sul, a advogada diz que o Novo representa os anseios da sociedade. Criada pelo banqueiro João Amoêdo, ligado ao grupo Itaú, a sigla é formada por "não políticos".

Na composição do partido estão engenheiros, administradores, médicos e empresários, entre outros. A estreia eleitoral foi domingo. Foram quatro eleitos: além de Janaina, outros três candidatos a vereador saíram vitoriosos no Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre.

"Minha eleição mostra que a sociedade busca os valores diferenciados do nosso partido", conclui. Nessa lista está também uma regra nova na política, que limita vereadores e possíveis futuros deputados e senadores a disputarem somente uma reeleição.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Partido NovoVereadores

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas