Brasil

James Cameron ressalta importância da sustentabilidade em Manaus

O diretor de "Avatar" e "Titanic", que abraçou a causa da defesa da Amazônia, acrescentou que é necessário criar um "herói" para lutar contra crise da sustentabilidade

Arnold Schwarzenegger e James Cameron posam com índio Raoni em Manaus, em fórum de sustentabilidade  (Reprodução/Twitipic)

Arnold Schwarzenegger e James Cameron posam com índio Raoni em Manaus, em fórum de sustentabilidade (Reprodução/Twitipic)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 19h57.

Manaus - O diretor de cinema James Cameron advertiu nesta quinta-feira que o Brasil e o resto do mundo deverão enfrentar "a maior crise humanitária da história" se não apostarem em um desenvolvimento sustentável através de políticas públicas que reduzam os efeitos do aquecimento global.

"O Brasil, como grande potência, deve lutar para solucionar os problemas ambientais que existem no país e na selva tropical se quiser continuar desempenhando um grande papel no mundo", disse o cineasta em entrevista coletiva em Manaus, onde nesta quinta-feira teve início o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

O diretor de "Avatar" e "Titanic", que abraçou a causa da defesa da Amazônia, acrescentou que é necessário criar um "herói" que sirva de referência para que a sociedade reconheça que existe uma "crise de sustentabilidade".

Na mesma linha se expressou o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, quem destacou a importância do cinema como ferramenta para transmitir às massas a necessidade de se apostar em um desenvolvimento sustentável e abordar a "consciência ecológica" de uma perspectiva sedutora.

Schwarzenegger elogiou o "grande progresso" do Brasil em sua aposta por desenvolver fontes de energias alternativas aos combustíveis fósseis a partir da cana-de-açúcar, da qual se obtém o etanol, e acrescentou que o país dispõe de uma "oportunidade histórica" para erradicar o uso dos combustíveis que mais poluem o ambiente.

O ex-governador da Califórnia, no entanto, alertou para os "problemas" ambientais que existem na floresta tropical brasileira e estimulou o país a aproveitar seu crescimento econômico para "marcar a linha" que o resto do mundo deve seguir.

Schwarzenegger se referiu ainda ao atraso de seu país na criação de fontes de energias renováveis e pediu aos membros dos partidos democrata e republicano que trabalhem unidos para garantir um "futuro verde" nos EUA.

"Democratas e republicanos estão sempre brigando, mas devem trabalhar juntos para conseguir um futuro verde", disse Schwarzenegger na entrevista coletiva.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso