Brasil

Itamaraty desconhece pedido de asilo de Snowden

Carta do ex-agente da CIA foi uma surpresa tanto para o Itamaraty quanto para o Palácio do Planalto


	Edward Snowden: a avaliação do governo é que Snowden, com essa carta, está fazendo uma sondagem para ver a reação do governo brasileiro
 (Getty Images)

Edward Snowden: a avaliação do governo é que Snowden, com essa carta, está fazendo uma sondagem para ver a reação do governo brasileiro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 12h19.

Brasília - O governo brasileiro desconhece qualquer pedido de asilo de Edward Snowden. Carta do ex-agente da CIA que revelou a espionagem internacional feita pelos Estados Unidos, publicada nesta terça-feira, 17, pelo jornal Folha de S.Paulo, foi uma surpresa tanto para o Itamaraty quanto para o Palácio do Planalto.

Snowden até hoje não enviou nenhum pedido de asilo nem ao Ministério das Relações Exteriores nem o entregou na embaixada brasileira em Moscou, onde vive hoje, o que seria o trâmite mais correto. As informações são do Itamaraty.

O americano já havia feito um pedido de asilo "genérico" ao País, logo que foi revelado o esquema de espionagem da National Security Agency (NSA) americana, enviado a cerca de 50 países.

Na época, o governo brasileiro não respondeu. Não chegou a negar, mas também não deu indicações de que poderia aceitar a presença do espião no Brasil, um ato que poderia abalar seriamente as já complicadas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

A avaliação do governo é que Snowden, com essa carta, está fazendo uma sondagem para ver a reação do governo brasileiro, já que o País foi a primeiro a ter uma reação mais dura às revelações de espionagem do governo, empresas e pessoas comuns.

O ministro das Relações Exteriores, Luis Alberto Figueiredo, deve falar ainda hoje com a presidente Dilma Rousseff para preparar uma reação formal do governo à carta. Dilma está em Pernambuco, onde participa da inauguração de uma plataforma petrolífera.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenGoverno DilmaItamaratyMinistério das Relações Exteriores

Mais de Brasil

Governo transfere R$ 6,5 bilhões para fundo de reconstrução do Rio Grande do Sul

Defesa de Daniel Silveira alega que ida ao shopping não feriu cautelar, mas saída era proibida

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins