Brasil

Inmet alerta para baixa umidade em pelo menos 12 estados e mais chuvas em Porto Alegre

Fenômeno contribui para formação de veranico, que deve atingir centro-sul do país com mais força; Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem enfrentar tempestade

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de junho de 2024 às 06h26.

Uma onda de baixa umidade na região central do Brasil segue se expandindo para diversos estados no país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para o fenômeno, que deve atingir doze estados, com predominância no Centro-Oeste. Tempestades também devem atingir o Sul do país, segundo o órgão.

Segundo o instituto, a baixa umidade deve abranger boa parte do Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além de porções da Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão e Paraná.

O fenômeno ocorre quando a umidade relativa do ar cai para a faixa entre 20% e 30% e deve ser acompanhada de práticas que minimizem seus efeitos, como a ingestão de líquidos e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.

A baixa umidade contribui para a formação de outro fenômeno climático: o veranico, que deverá afetar principalmente o centro-sul do Brasil durante os últimos dias do outono.

O veranico ocorre por conta de uma forte massa de ar seco, estacionada sobre o Sudeste, que segue atuando sobre o Brasil. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do país, provocando um período de estiagem.

O Inmet lançou um alerta de "Perigo" para tempestades que podem atingir Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. As chuvas devem ficar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Veja a área de atuação do alerta, que tem validade até 10 horas desta terça-feira:

Previsão do tempo

De acordo com o Inmet, as chuvas devem seguir nesta terça-feira em Porto Alegre, com possibilidade de precipitações isoladas durante todo dia e de trovoadas isoladas à noite. Os termômetros da capital gaúcha devem marcar máxima de 23°C e mínima de 18°C. Ainda no Sul, o instituto alerta para chuva e trovoadas isoladas durante a tarde em Florianópolis, com mínima de 20°C e máxima de 25°C.

No Sudeste, as temperaturas devem seguir altas durante o dia e mais amenas à noite. No Rio de Janeiro, a máxima é de 33°C e mínima de 16°C. Em São Paulo, os termômetros devem registrar temperatura máxima de 29°C e mínima também de 16°C.

Para a capital mineira, o tempo é de poucas nuvens, com máxima de 27ºC e mínima de 13ºC.

No Nordeste, o Inmet sinaliza para a possibilidade de chuvas isoladas para todos os estados, à exceção de Fortaleza e Teresina. No Recife, a máxima é de 29°C e mínima de 24ºC. Em Salvador e Maceió, os termômetros devem marcar mínima de 21ºC e máxima de 28°C.

Acompanhe tudo sobre:ClimaBrasilRio Grande do SulSudesteCentro-OesteRegião NorteRegião Nordeste

Mais de Brasil

Aos 78 anos, morre o ex-governador do Acre Romildo Magalhães

Morre o jornalista Sérgio Cabral, pai, aos 87 anos

Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira, e sua esposa sofrem acidente de carro no Paraná

PF apreende 12 milhões de maços de cigarros em São Paulo em maior operação na história

Mais na Exame